Você está em:

Secretaria do Sínodo dos Jovens estende prazo para responder questionário online

Os jovens do mundo todo ainda podem contribuir com as respostas ao questionário do Documento Preparatório para XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a juventude, que será realizado entre 3 e 28 de outubro de 2018, em Roma. A assembleia sinodal tem como tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

O questionário que pode ser respondido em português é simples e está disponível no site do Sínodo 2018 criado pelo Vaticano. O documento questiona a juventude e com a finalidade de acompanhar os jovens em seu caminho existencial rumo à maturidade, para que, por meio de um processo de discernimento, “possam descobrir seu projeto de vida e realizá-lo com alegria, abrindo-se ao encontro com Deus e com os homens, participando ativamente da edificação da Igreja e da sociedade”.

O arcebispo de Brasília (DF) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Sérgio da Rocha foi nomeado pelo papa Francisco Relator Geral do Sínodo dos Jovens.

O Conselho, presidido pelo Papa, que participa das reuniões, é formado por 15 bispos, 3 dos quais escolhidos diretamente por Francisco. Em recente entrevista à Rádio Vaticano, o cardeal Sérgio da Rocha disse que a responsabilidade do conselho é preparar a próxima Assembleia Sinodal procurando envolver toda a Igreja, especialmente os jovens.

Reunião pré-Sinodal em março de 2018

Outra novidade já anunciada por Francisco é a reunião pré-Sinodal dos jovens, convocada pelo Santo Padre para o período de 19 a 24 de março de 2018, em Roma. Além dos jovens que serão convidados para o encontro, foi aprovada a proposta de ampliar a participação deles por meio das redes sociais.

Os preparativos para o Sínodo dos Bispos de 2018, podem ser acompanhados no portal do Sínodo na internet: youth.synod2018.va e também pelas redes sociais. Foi criado o perfil “Synod2018” no Facebook, no Twitter e no Instagram para que os jovens possam interagir por meio da “#Synod2018”.

VEJA TAMBÉM