Você está em:

Santuário Nossa Senhora da Piedade: triênio de preparação

Os 250 anos de peregrinação na fé ao sagrado território do Santuário Nossa Senhora da Piedade serão celebrados em 2017. Em preparação para esse momento jubilar, o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, convida todos os cristãos, principalmente de Minas Gerais, a viverem um triênio de preparação, que começa nesta terça-feira, 30 de setembro.

Principalmente neste período, cada fiel é convocado a refletir sobre a própria vida, inspirado nas características do Santuário da Padroeira de Minas, um território dedicado à devoção mariana, lugar de belezas naturais que estimulam o olhar cristão sobre o meio ambiente e o papel do homem diante da Criação.
 

No dia 30 de setembro de 1767, o Arcebispado de Mariana autorizou a construção da Capela dedicada à Nossa Senhora da Piedade, no alto da Serra. Era o início do Santuário ecológico e mariano, que todos os anos recebe milhares de peregrinos. Em 1958, o Papa João XXIII proclama Nossa Senhora da Piedade como padroeira do Estado de Minas Gerais. A solene consagração do Estado à sua padroeira ocorre no dia 31 de julho de 1960, em uma grande festa realizada na Praça da Liberdade. Até o fim do ano, a Ermida edificada no século 18 será reaberta, completamente revitalizada. Neste dia, a imagem de Nossa Senhora da Piedade, também do século 18, obra de Aleijadinho, será reconduzida ao altar, após passar por minucioso trabalho de restauro.