Você está em:

Santa Sé esclarece dúvidas sobre futuro de Bento XVI

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, realizou na manhã desta terça-feira, dia 26, uma coletiva de imprensa para esclarecer dúvidas de jornalistas sobre o futuro do Papa Bento XVI.

Uma dúvida frequente é sobre como Bento XVI será chamado a partir do dia 28 de fevereiro. O diretor respondeu que continuará a ser chamado de “Sua Santidade Bento XVI”, mas também será chamado “Papa Emérito” ou “Romano Pontífice Emérito”.

Sobre as vestes que Bento XVI usará, Federico esclarece que serão vestes brancas, simples, sem mantelete. Não usará mais o anel do pescador e os sapatos vermelhos.

Federico Lombardi também informou sobre a programação de quinta-feira, dia 28. Às 11h haverá a saudação aos Cardeais, com o discurso do Decano . Às 16h55 (hora local) o carro do Papa parte do pátio de São Dâmaso. No heliporto haverá a saudação do Cardeal Decano. Às 17h15, a chegada a Castel Gandolfo, onde estarão presentes o Bispo de Albano e outras autoridades. Às 17h30, no pátio interno, o Papa saúda os fiéis – a última saudação pública do Santo Padre. Às 20h a Guarda Suíça fecha as portas do Palácio Apostólico, encerrando o trabalho do Papa Bento XVI como chefe da Igreja Católica.