Você está em:

Santa Sé divulga tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2017

A Santa Sé divulgou o tema escolhido pelo Papa Francisco para o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado em 2017:  “Não tenhas medo, que Eu estou contigo’ (Is 43,5). Comunicar esperança e confiança no nosso tempo”. O comunicado foi feito nesta quinta-feira, dia 29 de setembro. 
 
A Secretaria para a Comunicação do Vaticano explica que esse tema é um convite a comunicar a confiança e a esperança na história, contando as histórias do mundo a partir da lógica da “boa notícia”.
 
“Nós cristãos temos uma ‘boa notícia’ para contar, porque contemplamos confiantes o horizonte do Reino. O tema do próximo Dia Mundia das Comunicações Sociais é um convite a contar a história do mundo e as histórias dos homens e das mulheres segundo a lógica da ‘boa notícia’ que recorda que Deus nunca renuncia a ser Pai, em nenhuma situação. Aprendamos a comunicar confiança e esperança pela história”. 
 
O órgão vaticano recorda ainda que anestesiar a consciência ou deixar-se levar pelo desespero são duas possíveis doenças que pode conduzir o atual sistema comunicativo. Anestesiar a consciência no sentido de que muitos profissionais e meios de comunicação estão distantes dos lugares de pobreza, o que pode levá-los a ignorar a complexidade desses dramas. 
 
Ao mesmo tempo, existe a possibilidade de desespero, quando a comunicação é espetacularizada, tornando-se estratégia de construção de perigos e medos. Mas é nessa situação, explica a Secretaria para a Comunicação, que surge o sussurro: “Não tenhas medo, que eu estou contigo”. 
 
Em 2016, essa data foi celebrada em 8 de maio, no domingo que precede a Festa de Pentecostes. O tema foi “Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo”. Confira a mensagem do Papa para a ocasião. 
 
O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única data estabelecida pelo Concílio Vaticano II (Inter Mirifica, 1963). Ele é celebrado em muitos países, sob a recomendação dos bispos do mundo, no Domingo que precede a Festa de Pentecostes.
 
Para a ocasião, o Santo Padre sempre escreve uma mensagem, tradicionalmente publicada na Festa de São Francisco de Sales (24 de janeiro), patrono dos jornalistas.