Você está em:

Reunião na Câmara de BH celebra 25 anos da Pastoral da Criança

Uma reunião especial na Câmara Municipal de Belo Horizonte marca o início das comemorações de 25 anos de atuação da Pastoral da Criança da Arquidiocese de Belo Horizonte. A reunião será no dia 19 de setembro, quinta-feira, às 19h. Serão homenageados todos os que contribuíram para o desenvolvimento do trabalho pastoral ao longo destes 25 anos.

A Pastoral da Criança é um organismo de ação social que trabalha pela promoção do desenvolvimento de crianças de zero a seis anos de idade em seu ambiente familiar e em sua própria comunidade. Por meio da ação de voluntários, as famílias e as gestantes recebem orientações e acompanhamento periódicos, enquanto as crianças e os recém-nascidos são assistidos com um controle mensal de desenvolvimento.  Promoção da vida, nutrição, cuidados especiais da gestante e dos bebês, direitos e deveres das famílias são temas levados pelos líderes às comunidades e objetos de campanhas educativas executadas pela Pastoral.

Em Belo Horizonte, o trabalho conta com a ação de 1725 voluntários que atendem cerca de 7 mil menores e suas famílias e 370 gestantes em situação de risco. Nas regiões onde é desenvolvido o trabalho, a mortalidade infantil já registra uma taxa 50% mais baixa que a média geral nacional, segundo dados do Ministério da Saúde. No Brasil são mais de 260.000 voluntários que acompanham cerca de 1,8 milhões de crianças de 0 a seis anos e quase 94 mil gestantes em 42 mil comunidades pobres, de 4.066 municípios.