Você está em:

Reunião especial da ALMG homenageia Congregação Mariana

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza reunião especial para homenagear a Congregação Mariana pelos 450 anos de sua fundação e a Federação das Congregações Marianas da Arquidiocese de Belo Horizonte pelos seus 70 anos. A solenidade será nesta quinta-feira, dia 14, às 20h e também irá ressaltar o trabalho de 25 pessoas, entre congregados, religiosos e devotos.

A Congregação Mariana do Colégio Romano da Companhia de Jesus, considerada, foi fundada em 1563 por iniciativa do padre jesuíta Jean Leunis. A primeira congregada no Brasil foi fundada em agosto de 1586, na Bahia, e, a partir dessa data, outras agregadas se espalharam pelo País, principalmente pelo Rio de Janeiro e Pernambuco. O lema dos seguidores é: “Ser congregado é saber confessar. O verdadeiro mariano precisa trabalhar seu interior”.

Na Capital mineira, a Federação das Congregações Marianas da Arquidiocese de Belo Horizonte foi criada em 1º de janeiro de 1944. A Federação sempre foi muito atuante e caracterizada pela sua universalidade, visto que se organiza no País por meio de uma Confederação Nacional vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Coordenações Regionais entre Estados, Federações e Congregações Marianas filiadas.

– Veja a mensagem do arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo: