Você está em:

República Reviver celebra o Natal e as conquistas em 2014

 

A República Reviver comemora mais um ano de atividade com uma confraternização de Natal entre funcionários, voluntários e usuários da instituição.  Um momento alegre de celebração em família, preparado por toda a comunidade.  Afinal, muitos passos foram consolidados na direção de um sonho comum a todos: deixar as ruas e construir uma nova vida. Para o encontro realizado no dia 16 de dezembro, os 33 moradores da República e os vonluntários ajudaram a preparar o jantar, um gesto de comunhão enriquecido pelo momento de espiritualidade .

 

Os moradores da República Reviver, conforme define a coordenadora  da instituição, Ana Carolina Duarte,  são pessoas que carregam consigo o desejo de mudança de vida. E o objetivo da instituição, segundo ela, é acolher, contribuir para a prevenção do agravamento de situações de negligência, violência e ruptura de vínculos.

Todo o trabalho é realizado visando restabelecer os laços familiares e sociais, de promover o acesso às políticas públicas – saúde, educação, documentação, cursos profissionalizantes, entre outros – e favorecer o surgimento e o desenvolvimento de aptidões, capacidades e oportunidades. A ideia é criar as condições para que as pessoas façam escolhas com autonomia, o que inclui, também, o acesso a programações culturais de lazer, de esporte e o desenvolvimento das condições para a independência e o autocuidado.  Promover a qualificação e requalificação profissional com vistas à inclusão no mercado de trabalho é uma dos principais objetivos da República Reviver.

Para consolidar as ações que visem à promoção humana,   são oferecidos aos moradores da República atendimentos individuais, roda de conversas e visitas culturais.

Essas iniciativas, segundo a coordenadora do sérviço, têm alcançado o êxito desejado. “São incontáveis as conquistas como a inserção de moradores no Programa Bolsa Moradia; no mercado de trabalho; em tratamentos/acompanhamentos da saúde referentes à dependência química; e até a inserção na educação, por meio do  Educação de Jovens Adultos ( EJA) e do  Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).


Toda comunidade paticipa da preparação das festas e celebrações


Moradores da República Reviver que conquistaram o Bolsa Moradia neste ano