Você está em:

Rensa realiza encontro com padres do Vale do Paraopeba

Padres de paróquias da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), que integram o Vale do Paraopeba, se reúnem na próxima quinta-feira, 12 de maio, de 9h às 13h, no Centro de Treinamento de Lideres Dom José Davit, em Brumadinho. O momento tem como objetivo discutir a realidade pastoral na região, os desafios e estabelecer planos de ação evangelizadora. 
 
Durante a reunião, será feito um diagnóstico da realidade das paróquias e os párocos e administradores paroquiais falarão dos trabalhos pastorais desenvolvidos em suas comunidades de fé. Em seguida, haverá debate sobre as necessidades dessas paróquias para que elas caminhem alinhadas aos planos pastorais da região. Como encaminhamento, será elaborado um plano com de metas de trabalho adaptadas à realidade das comunidades do Vale do Paraopeba. 
 
Para o vigário regional, padre Jerzy Wydrych, o encontro será um espaço para que os sacerdotes falem sobre as particularidades das paróquias. “Embora façam parte da mesma Região Episcopal, as paróquias que estarão representadas na assembleia vivem realidades que merecem um plano de ação pastoral específico, algumas paróquias estão em comunidades rurais, por exemplo. Para que o Evangelho chegue aos corações é necessário que o modo de evangelizar seja próprio de quem está sendo evangelizado. Na assembleia faremos um diagnóstico do que cada paróquia vivencia e necessita e, após as discussões, vamos construir um plano de trabalho para essas foranias”, explicou o vigário.
 
O pároco da Paróquia São José, em Brumadinho, padre José Evair Cândido, tem boas expectativas: “Espero que seja um bom encontro e que possamos traçar alguns planos e metas pastorais para o Vale do Paraopeba”, disse. Para o padre, uma dos assuntos que merece atenção é a formação para os leigos. “Aqui o povo tem carência de formação, já que é muito difícil se deslocar para os cursos”, ponderou.
 
Paróquias convidadas para a Assembleia Presbiteral da Rensa no Vale do Paraopeba: Santa Cruz e São Geraldo (Crucilândia), Santa Luzia (Rio Manso), Santo Antônio, Senhor do Bonfim (Bonfim), Nossa Senhora da Piedade, São José, São José do Paraopeba (Brumadinho), São Caetano (Moeda), São Gonçalo (Belo Vale) e Nossa Senhora da Piedade (Piedade dos Gerais).
 

VEJA TAMBÉM