Você está em:

Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança realiza Encontro de Formação para Coordenadores de Catequese

A Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança realizou Encontro de Formação para Coordenadores de Catequese, no dia 2 de junho, no Santuário da Saúde e da Paz, bairro Padre Eustáquio/BH.

Os catequistas receberam dom Joaquim Mol, bispo auxiliar para a RENSE, que falou sobre as novas tecnologias, o bom uso das ferramentas para a comunicação nos dias atuais e as perspectivas da Igreja nesse âmbito. Tendo sido recentemente eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social da CNBB, dom Mol também destacou a importância da Era Digital para a condução das pastorais, pois é preciso caminhar junto.

O tema da formação foi “A Catequese na Era Digital”, conduzido pela jornalista Janaína Gonçalves, Especialista em Gestão de Mídias Digitais, Coordenadora da Pascom RENSE/Arquidiocese BH e da Pascom do Regional Leste 2 – CNBB. Após apresentar um breve panorama sobre a história da comunicação no mundo, Janaína Gonçalves falou sobre uma necessária mudança de pensamento. “Encarar o desafio na contemporaneidade é fundamental. Não existe uma pastoral em saída sem planejamento, sem ousadia, sem arriscar-se. Temos que pensar as estratégias de comunicação até mesmo em nossas pastorais da Igreja, mas sem esquecer que isso só funcionará se assumirmos a era digital como nossa também, permitindo-nos uma ‘metanoia’ digital.” Afirmou.

Após o intervalo, depois de ter ouvido algumas palavras de representantes do Coletivo de Fé e Política, os grupos se reuniram para trabalhar os temas propostos, com a oportunidade de produzir materiais específicos para os meios de comunicação mais utilizados no momento.

VEJA TAMBÉM