Você está em:

Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida consolida Conselho Social

“Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu quem escolhi vocês”. As palavras de Jesus descritas no evangelho de João (Jo 15, 16) fizeram parte da mensagem de agradecimento aos novos membros do Conselho Social da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida indicados pelos párocos da região. A reunião de instituição do Conselho foi no sábado, 12 de março, na sede da Cúria Regional de Contagem. 
 
O grupo tem como objetivo apoiar, promover e fortalecer as ações socioculturais nas paróquias. A equipe pessoas de diferentes comunidades de fé e congregações, incluindo padres, leigos e religiosos. “A partir de hoje estamos retomando e formando a Pastoral Social da Rensa. Muitas paróquias já têm suas pastorais sociais, mas o objetivo é unir os grupos para promovermos ações conjuntas”, disse padre Luiz Antônio da Silva, da Paróquia Cristo Salvador, em Contagem.
 
Para Eva Torres, uma das lideranças no setor social da Rensa, a participação de cristãos conscientes dá vigor aos trabalhos pastorais. “Nosso convite foi para que as paróquias enviassem pessoas que já compreendam que a nossa fé em Jesus nos leva a um compromisso com os irmãos, sobretudo os mais sofridos”, advertiu. 
 
A primeira reunião do novo Conselho Social da Rensa contou ainda com a participação de membros do Vicariato para Ação Social e Política da Arquidiocese de Belo Horizonte. Eles apresentaram os trabalhos do setor e falaram do Circuito Sócio Cultural Arquidiocesano. A proposta do vicariato para a Rensa é que neste ano o Circuito seja feito em nível regional e comece pela Região Nossa Senhora Aparecida, no dia 1º de maio deste ano, juntamente com a Missa do Trabalhador, na Praça da Cemig.
 
“O Circuito vem para reforçar o trabalho social que já acontece nas paróquias e muitas vezes nem mesmo a comunidade vizinha tem conhecimento. Esse momento também ajuda na busca por recursos e parceiros para esses trabalhos”, disse Maria Amélia Jesus, da Rede Articulação da Solidariedade Paroquial. 
 
Representantes em nível Arquidiocesano: Dois membros do Conselho Social da Rensa serão os representantes da região junto ao Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política. Manoel Izidro de Moura, da paróquia São José e São Gabriel (Barreiro) e Mário Miranda da Silva, da paróquia Maria Mãe dos Pobres (Betim) foram os indicados para compor o Conselho do VEASP. 
 
Paróquias que enviaram representantes para o Conselho Social da Rensa:
São José e São Gabriel Passionista
São Paulo da Cruz
Cristo Salvador
Maria Mãe dos Pobres
Nossa Senhora do Rosário
Cristo Salvador
Cristo Libertador

 
 

VEJA TAMBÉM