Você está em:

Ranking Universitário Folha: PUC Minas mantém preferência das empresas na hora de contratar

A PUC Minas está novamente entre as dez universidades brasileiras, entre públicas e privadas, na preferência das empresas na hora de contratar formados, ocupando a 6ª posição. No que se refere às universidades privadas em todo o País, a PUC Minas ocupa o 3º lugar nesse quesito. A lista geral, encabeçada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), integra o Ranking Universitário Folha (RUF) 2016, divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo nesta segunda-feira, 19 de setembro.

O indicador Avaliação de Mercado é baseado em 5.975 entrevistas realizadas pelo Datafolha em 2014, 2015 e 2016 com profissionais de mercado de todo o País. Considerando-se todos os indicadores referentes a pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado, a PUC Minas ocupa o 1º lugar entre as universidades privadas no Estado e a 8ª entre as universidades particulares no país.

 
No indicador Avaliação do Mercado, considerando-se universidades públicas e privadas de todo o país, os cursos da PUC Minas foram classificados, junto com outras instituições, da seguinte forma: em primeiro lugar, Engenharia de Controle e Automação; em segundo, Biomedicina, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica; em terceiro lugar, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Enfermagem e Fisioterapia; em quarto, Direito, Engenharia Química e Jornalismo; e, em quinto, Administração, Psicologia, Relações Internacionais e Serviço Social. 
 
Minas Gerais
Considerando-se os indicadores Avaliação do Mercado e Qualidade de Ensino, os cursos da PUC Minas foram classificados, entre as universidades privadas do Estado, da seguinte forma: em primeiro lugar, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Física, Fisioterapia, Geografia, História, Jornalismo, Letras, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Psicologia, Relações Internacionais, Serviço Social, Turismo; e Ciências Sociais. E, em segundo, Odontologia.
 
O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha de São Paulo, desde 2012. Nesta edição de 2016, há rankings de universidades e de cursos. No ranking de cursos, está a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil, a partir de dois indicadores: ensino e mercado.
 
Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha em bases de patentes brasileiras, em bases de periódicos científicos, em bases do MEC e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha.

Outras informações: http://ruf.folha.uol.com.br/2016/.