Você está em:

Queijo do Frei Rosário será destaque em evento de Gastronomia

O Queijo do Frei Rosário, iguaria especial maturada nas cavernas do Santuário Nossa Senhora da Piedade, será apresentado durante a terceira edição do Festival Fartura BH 2016, no dia 24 de setembro. O Festival reunirá, em Belo Horizonte, o melhor da gastronomia de norte a sul do País, na Praça José Mendes Júnior, ao lado do Palácio da Liberdade. 
 
O Queijo do Frei Rosário irá integrar a apresentação do projeto “Primórdios da Cozinha Mineira”, do Senac.  O projeto “Primórdios da Cozinha Mineira” tem como objetivo mapear, resgatar e preservar os hábitos, técnicas e produtos alimentares dos primeiros habitantes de Minas Gerais. Trata-se de uma atividade de extensão, com a participação dos alunos do curso de graduação tecnológica em Gastronomia do Senac, que realizaram pesquisas nas regiões das Serras da Piedade até o Caraça. Diversos produtos foram identificados, dentre eles o arroz vermelho agulhinha; farinha de batata doce; farinha de inhame; 65 tipos de verduras e temperos antigos; 18 tipos de frutas da Mata Atlântica; fermentados, vinhos e queijos especiais. 
 
 “Estamos resgatando a história da gastronomia mineira, que tem origens variadas. Com este projeto, além da preservação histórica, podemos contribuir para um desenvolvimento sustentável das comunidades que participaram da pesquisa. Muitas já cultivam e comercializam seus produtos nas feiras de suas cidades”, afirma a coordenadora geral do projeto e especialista em pesquisas gastronômicas do Senac em Minas, Vani Pedrosa. 
 
 
24/09 – Sábado – 17h45 às 19h
Praça José Mendes Júnior, ao lado do Palácio da Liberdade 
Primórdios da Cozinha Mineira e Negócios na gastronomia com degustação, com Vani Pedrosa (especialista em Gastronomia do Senac em Minas) e Fred Calijorne (professor em graduação tecnológica em Gastronomia do Senac).