Você está em:

Curso de capacitação para acolhimento de refugiados e migrantes – 18 a 20 de setembro

Entre os dias 18 e 20 de setembro, a unidade da PUC Minas na Praça da Liberdade promoverá atividades de capacitação direcionadas a atores envolvidos no acolhimento, na integração e na interiorização de refugiados e migrantes no Estado. No período, serão realizados uma mesa-redonda, um simpósio e dez minicursos e oficinas sobre temas como Lei de Migração, Lei do Refúgio, Migração Indígena, Direitos Laborais, Criança Migrante, Direitos Humanos, entre outros assuntos. O objetivo é fomentar a discussão sobre a criação de políticas locais direcionadas a pessoas em situação de migração.

Todas as atividades são realizadas pela Rede de Capacitação a Refugiados e Migrantes e fazem parte do projeto Atuação em Rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, na integração e na interiorização de refugiados e migrantes no Brasil. Para a organização do evento, a Rede conta com o apoio da PUC Minas, do Ministério Público Federal (MPF), do Ministério Público do Trabalho (MPT); da Defensoria Pública da União (DPU) em Minas Gerais e de instituições públicas e organizações não governamentais envolvidas no processo de atenção ao refugiado ou migrante.

Podem participar integrantes de comitês de acolhida e de grupos de trabalho sobre empregabilidade, gestores e equipes de abrigos, servidores públicos, organizações da sociedade civil envolvidas com a temática, estudantes, jornalistas, além de refugiados e migrantes. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até às 12h desta quarta-feira, 4 de setembro. A participação dará direito a certificado. Confira a programação e veja o passo a passo de como realizar a inscrição no site da PUC Minas (Clique aqui).