Você está em:

PUC Minas: palestra online sobre religiosidade e sociabilidades nesta quinta feira, 14 de maio

O professor Caio Boschi, diretor do Centro de Memória da PUC Minas, professor do Departamento de História e membro da Academia Mineira de Letras, apresenta nesta quinta-feira, 14 de maio, às 11h, a palestra Religiosidade e sociabilidades nas Minas Gerais setecentistas. A palestra, promovida pela AML, estará disponível no canal do Youtube da instituição.

A tricentenária Minas Gerais tem como uma de suas marcas mais expressivas a religiosidade, evidenciada, dentre outras expressões, pelas numerosas igrejas e capelas existentes nas chamadas “cidades históricas”. A palestra traz esse panorama com um ponto de vista diferenciado. “É preciso observar que tal fenômeno não se deve tanto à ação e ao trabalho da Igreja Católica como instituição, mas à iniciativa e ao zelo de entidades leigas. Por conseguinte, nas Minas Gerais no século XVIII – como, de certa forma, ainda hoje – religiosidade se funde e se confunde com fraternidades e sociabilidades”, aponta Caio Boschi.

O professor Caio Boschi é professor titular do Departamento de História da PUC Minas, sócio emérito do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e possui dezenas de artigos publicados em revistas especializadas nacionais e internacionais. Autor de vários livros, como Exercícios de pesquisa histórica, que mereceu da Academia Brasileira de Letras, em 2012, o Prêmio ABL de História e Ciências Sociais.