Você está em:

PUC Minas contribui para reverter carência de professores

O jornal Estado de Minas desta segunda-feira, 21 de outubro, destaca o esforço da PUC Minas para reverter um grave problema do Brasil: o déficit de professores na educação básica. De acordo com a reportagem da jornalista Patrícia Giudice, publicada também no Portal Uai, “o Censo da Educação Superior, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), mostra o que especialistas preveem como alarmante num futuro próximo. O baixo interesse dos vestibulandos pode resultar em salas de aula vazias”.

De acordo com o jornal, “percebendo que a situação começa a ficar insustentável, a PUC Minas elabora plano para tentar levar interessados na profissão para as graduações. O principal ponto é oferecer bolsas integrais para quem for aprovado nos cursos de ciências biológicas, ciências sociais, educação física, filosofia, física, geografia, história, matemática, letras e pedagogia. Para cada curso, serão oferecidas, já a partir de fevereiro de 2014, 30 bolsas de estudo”.
 

Durante entrevista, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e reitor da PUC Minas, dom Joaquim Mol, disse que “infelizmente o magistério, a docência, essa vocação transformada em profissão é extremamente desvalorizada. Para ele, a cultura técnico-científica tornou-se hegemônica, sufocando outras perspectivas”.

Dom Mol explicou que já a partir de fevereiro de 2014, a PUC Minas oferecerá 30 bolsas para cada curso de licenciatura.

Clique aqui e leia a matéria.