Você está em:

PUC Minas: 15 anos da Unidade Barreiro

Os 15 anos da criação da Unidade Barreiro, da PUC Minas, em Belo Horizonte, serão comemorados em solenidade nesta sexta-feira, 4 de novembro, a partir das 16h30, seguida de Celebração Eucarística em ação de Graças pela inauguração do Centro de Espiritualidade Jesus Redentor, na Unidade, às 17h15.
 
A Unidade foi criada por meio da Portaria 080, da Reitoria, de 29 de novembro de 2001, ad referendum do Conselho Universitário, e referendada pela Resolução 08, do Consuni, em 29 de outubro de 2002.
 
Em fevereiro de 2002, a Unidade iniciou efetivamente suas atividades no Colégio São Paulo da Cruz, com os cursos de Ciências Contábeis e Sistemas de Informação e, em agosto do mesmo ano, também com os cursos de Administração e de Direito. Em 2003, foi transferida para prédio da Fundação Sidertube, da então V&M do Brasil. Desde 2004, funciona na avenida Afonso Vaz de Melo, 1200, em terreno cedido, por 40 anos, pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. A Unidade se localiza próxima ao Restaurante Popular Dom Mauro Bastos, ao Batalhão de Polícia Militar e ao Viashopping Barreiro. A região é uma das mais tradicionais de Belo Horizonte e faz limite com os municípios de Contagem e Ibirité.
 
Atualmente, a Unidade ministra cursos de pós-graduação lato sensu e dez cursos de graduação, nos turnos manhã e noite: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Enfermagem, Nutrição, Sistemas de Informação, e graduação tecnológica em Gestão Financeira e em Logística. São, no total, quase 5 mil estudantes de graduação, 400 professores e 180 funcionários técnico-administrativos. Nesses 15 anos, a Unidade formou cerca de 6,8 mil profissionais.
 
A PUC Minas Barreiro está instalada em cinco prédios, com cerca de noventa salas de aula, dois auditórios e onze laboratórios, além da biblioteca, que possui acervo de 75 mil exemplares, entre livros, teses, periódicos e outras publicações.