Você está em:

Publicada a primeira exortação apostólica do Papa Francisco

A Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, a primeira do pontificado do Papa Francisco, foi divulgada nesta terça-feira, dia 26 de novembro. O documento já havia sido apresentado, de forma simbólica, no dia 24 de novembro, domingo, durante a celebração de encerramento do Ano da Fé. Nesta terça-feira o texto foi publicado oficialmente na internet em vários idiomas.

A exortação fala sobre o anúncio do evangelho no mundo atual. No texto, Francisco propõe “algumas diretrizes que possam encorajar e orientar, em toda a Igreja, uma nova etapa evangelizadora, cheia de ardor e dinamismo”. O pontífice toma como base a doutrina da Constituição dogmática Lumen gentium, e aborda, entre outros pontos, as transformação da Igreja missionária, as tentações dos agentes pastorais, a preparação da homilia, a inclusão social dos pobres e as motivações espirituais para o compromisso missionário.

Dividida em cinco capítulos, a exortação recolhe a contribuição dos trabalhos do Sínodo dos Bispos, realizado no Vaticano em 2012, com o tema “A nova evangelização para a transmissão da fé”.

Para ler o texto completo em português, clique aqui.