Você está em:

Projeto Vila Fátima: jovens celebram a formação em oficinas e recebem certificados

Participantes das oficinas do 2º semestre do Projeto Vila Fátima receberam seus certificados e celebraram a conclusão das atividades no último dia 1º de dezembro, sexta-feira. O bispo auxiliar dom Otacílio Ferreira de Lacerda presidiu momento de espiritualidade juntamente com os padres Francisco Pimenta e Paulo César da Silva. Além disso, os participantes da Oficina Corpo em Movimento apresentaram uma performance musical e as produções dos jovens das oficinas foram exibidas para os presentes. Em 2017, Projeto Vila Fátima completou cinco anos e acolheu mais de 500 pessoas.

O Projeto Vila Fátima é uma iniciativa da Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio da Pró-reitoria de Extensão da PUC Minas e da Providência Nossa Senhora da Conceição. Foi criado em 2012 e oferece, semestralmente, diversas oficinas gratuitas. Com suas atividades, contribui para o desenvolvimento das pessoas que vivem em Justinópolis, distrito de Ribeirão das Neves, um dos municípios mais populosos da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que enfrenta grandes desafios nas áreas da saúde, emprego e renda, cultura e educação. A alta evasão escolar dos adolescentes e jovens também é uma realidade nesse contexto.

O Projeto Vila Fátima trabalha na promoção do desenvolvimento humano e social, com foco nos jovens, nas suas famílias e na comunidade.  Por meio de oficinas técnicas e temáticas, estimula o protagonismo juvenil, o fortalecimento de laços sociais, a valorização da comunidade, o aperfeiçoamento para o mercado de trabalho e a construção de projetos de vida.

Diferentes faixas etárias são acolhidas nas oficinas do Projeto. Os jovens entre 15 e 17 anos são contemplados com atividades nas áreas da Fotografia, Produção de Vídeo para as Redes Sociais, Robótica, Arduino (um de sistema computacional), Jogos Digitais e Informática Básica e Avançada.  Para pessoas com idade a partir dos 18 anos, são oferecidas oficinas de Culinária, Artesanato, Corpo em Movimento, Fotografia e Expressão, Alfabetização Digital, Práticas da Construção Civil e outros. Além das atividades internas, o Projeto, a partir da iniciativa “Vila na Comunidade”, atua em espaços coletivos do município de Justinópolis; como CRAS, creches e escolas.

Contatos
Endereço: 
Rua Pedro Leopoldo, 2300 – Maracanã – Justinópolis – Ribeirão das Neves
Telefone: 3639 4061
www.facebook.com/projetovilafatima

VEJA TAMBÉM