Você está em:

Projeto social adota capoeira em trabalho de socialização

 

A Paróquia Nossa Senhora Medianeira e Santa Luzia, no bairro Santa Efigênia, Região Leste de Belo Horizonte, desenvolve importante projeto social, beneficiando crianças, jovens e idosos.

As aulas de capoeira reúnem em torno de 60 alunos, que se beneficiam com a atividade, liberando o estresse de forma lúdica e saudável e trabalhando todo o corpo. Segundo especialistas, a capoeira é uma das atividades mais completas, por trabalhar todos os segmentos corporais e diversas posições em sua prática. Por ser conduzida pela dança e pela música, ajuda na coordenação de todo o corpo. E faz muito bem à mente, estimulando também a autoconfiança, o respeito e a tolerância.

No caso das crianças, especialmente, com essa atividade elas aprendem que precisam ter cuidado com o movimento que pretendem fazer para não machucar o outro; entendem que a atividade acontece entre todos – independentemente da maior habilidade ou da ausência dela por parte de um ou de outro.

Ao frequentar as aulas de capoeira na Paróquia Nossa Senhora Medianeira e Santa Luzia, as crianças e os adolescentes ficam longe das ruas durante um bom tempo. E além de desenvolverem o convívio social, ainda podem ser observados e atendidos em suas necessidades. O serviço social da igreja providencia o encaminhamento não só dos filhos, mas dos pais e de outros integrantes da família para as políticas públicas. Se a necessidade é relacionada à saúde, por exemplo, eles são encaminhados ao posto de saúde; se a questão é desemprego ou necessidade de ingresso nos programas sociais como o Bolsa Família, as pessoas são direcionadas ao– Conselho Regional de Assistência Social (Cras).

Os idosos são lembrados com carinho. Professores voluntários orientam a atividade física na Academia da Cidade, resultado de um convênio com o poder público. Há uma turma de manhã e outra à tarde. Assim, ao ceder o espaço para o funcionamento da academia, a Paróquia passa ser um ponto de encontro da terceira idade. Quem chega chateado com os problemas do dia a dia, sai renovado depois e um bate papo que espanta a solidão. Essas atividades são fundamentais na prevenção da depressão e de outros males comuns na atualidade, sobretudo entre os idosos.

O atendimento psicológico realizado por duas psicólogas que estão sempre com as agendas cheias. O trabalho delas, é muito bem aceito pela comunidade que presencia os testemunhos de superação das muitas dificuldades, especialmente das crianças. Incentivando as pessoas a trilharem novos caminhos, elas presenciam os testemunhos de superação da depressão ou da hiperatividade que prejudica os estudos e a evolução dos mais jovens.

Reforçar os  laços familiares  tem sido um importante resultado da ação social na Paróquia Nossa Senhora Medianeira,  que aproveita as festas juninas, Natal e celebração dos aniversários, todos os meses, para reunir a comunidade.