Você está em:

Projeto de solidariedade entre dioceses é aprovado na Assembleia Geral da CNBB

Dom Severino Clasen, bispo de Caçador (SC), integrante da Comissão que trata de projeto de “Comunhão e Partilha – Igreja Solidária” entre as dioceses no campo da formação do clero foi um dos bispos que falou na sessão da manhã desta segunda-feira, 23 de abril, na 50ª Assembleia da CNBB em Aparecida (SP).

Dom Severino e os outros bispos da Comissão apresentaram um plano de ajuda para dioceses que passam por dificuldades. A ideia é de que todas as dioceses do Brasil se unam e contribuiam para um Fundo de Solidariedade em prol da formação dos seminaristas em todo o Brasil.

A ideia foi muito bem recebida e deve envolver também outros segmentos da Igreja. Os bispos sugeriram a criação de uma conta para receber colaborações.

A proposta aprovada por unanimidade é simples: o objetivo do Fundo é para ajudar – durante 5 anos – na formação do clero (Filosofia e Teologia) com a colaboração de 1% da renda ordinária de todas as diocese do Brasil.

Foi votada e aprovada a proposta da formação de um Grupo de Trabalho dentro da CNBB para acompanhar a execução do projeto de Solidariedade para ajudar na formação dos seminários.