Você está em:

Pluralismo religioso: tema marca encerramento do Congresso da Soter

 

 

O professor e antropólogo Carlos Rodrigues Brandão, da Unicamp, proferiu na última quinta-feira, 14 de julho, a conferência de encerramento do 29º Congresso Internacional da Soter, citando trecho da obra de Guimarães Rosa, Grande Sertão Veredas: “Reza é que sara loucura. No geral. Isso é que é a salvação da alma… Muita religião, seu moço! Eu cá, não perco ocasião de religião. Aproveito de todas. Bebo água de todo rio… Uma só, para mim é pouca, talvez não me chegue. (…) Eu queria rezar – o tempo todo”.

O palestrante desenvolveu o tema Pluralidades Religiosas – modos de ser e de crer em tempos do Espírito recorrendo a  trechos de “Grande Sertãio Veredas”, para trazer à tona a simplicidade típica das áreas rurais e a facilidade que moradores dessas regiões têm para compreender as diferenças e as pluralidades das crenças. “Assim como o personagem de Grande Sertão Veredas, as pessoas que vivem nessas áreas se identificam com múltiplas crenças e ritos, compreendendo e aceitando melhor o diferente”, disse.

“O catolicismo tem uma preocupação interessante em ser uma religião de todos e para todos” disse o conferencista, que também destacou que elementos da crença católica estão presentes em outras religiões: “No catolicismo, a crença em Deus se destaca pela misericórdia; o Deus dos pentecostais se destaca pela alcunha de todo poderoso, mas ambos têm a mesma base evangélica com diferenças pontuais em suas crenças”, explicou. O antropólogo encerrou a palestra afirmando que o pluralismo religioso é, na verdade, a pluralidade entre religiões.

“Tempos do espírito: inspiração e discernimento”

O 29º Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciência da Religião – SOTER, realizado em Belo Horizonte, na Unidade Coração Eucarístico da PUC Minas, teve como tema “Tempos do espírito: inspiração e discernimento”. Foram realizadas conferências, debates, Grupos de Trabalho (GTs) e Fóruns Temáticos (FTs).

Principal associação da área de Ciências da Religião e Teologia do Brasil, a SOTER mostra-se muito ativa no país – participou nos debates do Projeto de Lei sobre a regulamentação da Profissão de Teólogo/a, nas discussões sobre a Matriz Curricular do bacharelado em Teologia, nas discussões sobre o Ensino Religioso. Tem também presença marcante na Rede Internacional de Sociedades Católicas de Teologia – INSeCT – com sede jurídica na Alemanha.