Você está em:

Pastoral da Sobriedade ajuda famílias da Comunidade São Luís a manterem os filhos longe das ruas

 


Oficinas  contribuem para o sentimento de comunhão entre crianças e adolescentes

 

A Comunidade São Luiz Gonzaga da Paróquia Jesus Operário, em Contagem, participa de importante iniciativa de apoio à Pastoral da Sobriedade na Arquidiocese de BH. A presença amorosa de Petrolina Moreira Costa, coordenadora da Pastoral na  comunidade,  garante o êxito do trabalho realizado com crianças e adolescentes.

Aos 70 anos, dona Petrolina guarda a disposição dos tempos de juventude para promover encontros de prevenção ao abuso de drogas, palestras e atividades culturais. “Convivo com a comunidade e conheço a realidade das famílias. Sendo assim, convidei jovens que encontrei nas ruas e também visitei suas casas para pedir aos pais que os deixassem participar de nossas atividades” conta Petrolina. As aulas de capoeira duas vezes por semana, segundo ela, têm incentivado os meninos a manterem uma atividade física e ajudado a ocupar o uma parte do tempo em que eles não estão na escola.

São em torno de dez crianças e adolescentes que participam dos encontros, sendo que cinco delas são da mesma família, com idades entre sete e 15 anos. “Essas crianças vivem em área de risco social e precisam de apoio. É uma alegria poder estar com elas, conversar, trazer informações, e ver que estão mais comunicativos, interessados e participativos nos assuntos da comunidade” afirma dona Petrolina.  Ela observa que se trata de um trabalho não apenas de prevenção, mas de uma ação social mais ampla. “Morrem muitos jovens por aqui e isso me preocupou muito. Sei que não consigo a participação de todos, mas só de ajudar no desenvolvimento saudável de alguns deles, já me sinto muito feliz”.

Além dos jovens, os agentes da pastoral buscam, também, atrair novos voluntários, para atender à crescente necessidade das famílias e comunidades. Pessoas interessadas em ministrar oficinas culturais, palestras formativas e outros cursos, podem procurar a Paróquia Jesus Operário e se informar sobre o grupo de prevenção.