Pastoral da PUC Minas promove Campanha da Solidariedade

A Campanha da Solidariedade, promovida pela Pastoral Universitária da Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas), desde 2006, pretende arrecadar doações da comunidade universitária e da população em geral, como alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza, brinquedos e roupas que serão destinados a entidades beneficentes localizadas nas regiões onde a Universidade está presente.

O objetivo da campanha é estimular a educação para a solidariedade, tendo em vista a construção de uma sociedade mais humana e participativa, para a atenuação dos sofrimentos e das desigualdades sociais.

No campus Coração Eucarístico, poderão ser doados alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza, brinquedos e roupas. O material arrecadado será entregue à Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição e ao Movimento Aliança de Misericórdia, que são as instituições beneficiadas deste ano. O posto de arrecadação será na entrada principal (avenida Dom José Gaspar, 500), no acesso 4, nos dias 27 e 28 de outubro das 7h às 20h, e no dia 29, sábado, das 7h às 12h.

A Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição oferece abrigo e assistência a adultos com HIV/Aids, atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que estejam em período de recuperação, promovendo a reintegração social dos doentes na família e sociedade. A casa fica na rua Além Paraíba, 181, no bairro Lagoinha. Informações: (31) 3425-0619.

Em Belo Horizonte, a sede do Movimento Eclesial Aliança de Misericórdia foi acolhida pela Arquidiocese de Belo Horizonte em 2007 e tem a missão de resgatar a dignidade humana, moral e cultural daqueles que vivem em situação de exclusão social, por meio de programas, projetos e ações que possam inseri-los na sociedade.  A sede de Belo Horizonte fica na rua Araxá, 120, bairro Lagoinha. Informações: (31) 3282-0371.

Na unidade São Gabriel, em Belo Horizonte, será realizada de 4 de novembro a 23 de dezembro. As doações serão enviadas ao hospital geriátrico Paulo de Tarso, que precisa especialmente de material de higiene e fraldas geriátricas, e à Paróquia Pai Misericordioso, situada na comunidade Beira Linha, próximo à unidade, e que necessita de todo tipo de doação. O local da arrecadação será na Pastoral na Universidade (prédio H, sala 109), das 8h às 12h e das 13h às 21h. Endereço da Unidade São Gabriel: rua Walter Ianni, 255.

Na unidade Barreiro, em Belo Horizonte, a Campanha da Solidariedade será de 27 a 29 de outubro, em parceria com oito escolas de ensino médio do Barreiro, os diretórios acadêmicos de cursos e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da unidade. Serão arrecadados alimentos não perecíveis, brinquedos, roupas e livros, que serão doados a comunidade de baixa renda da região.

O DCE, juntamente com os diretórios acadêmicos, irá promover momentos culturais, como apresentações de bandas e de teatro durante o intervalo das aulas.

Também haverá postos de arrecadação de doações nas escolas da região que fazem parte da Liga de Escolas Solidárias, torneio de futebol também realizado pela Pastoral, de 25 de outubro a 19 de novembro. Os participantes serão incentivados a contribuir com donativos para a Campanha. Endereço da Unidade Barreiro: avenida Afonso Vaz de Melo, 1200.

No núcleo universitário de Contagem, a campanha também será de 27 a 29 de outubro, em parceria com a Coordenação de Extensão, o Colégio Santa Maria Contagem, os diretórios acadêmicos dos cursos e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) do núcleo. Serão arrecadados livros, material escolar e alimentos não perecíveis, que serão doados para o projeto Quilombos de São Francisco. O projeto atua em comunidades quilombolas de São Francisco (Bom Jardim da Prata e Buriti do Meio), em Montes Claros. Os donativos poderão ser entregues na Coordenação de Extensão do núcleo universitário, prédio 3, sala 109, de 8h30 às 19h, de segunda a sexta-feira.Endereço do núcleo em Contagem: R. Rio Comprido, 4.580, bairro Cinco.

Em Betim, a Campanha da Solidariedade tem início no dia 28 de outubro. Neste ano, a arrecadação será destinada ao Serviço de Prevenção e Assistência a Doenças Infecciosas (Sepadi). Serão recebidos produtos de higiene pessoal, como sabonetes, pastas de dente, escovas, barbeadores, hidratantes, entre outros. A coleta de donativos será até o dia 1º de dezembro, data que marca a Luta Mundial contra a Aids, quando as arrecadações seguirão para a entidade beneficiada.Informações: (31) 3539 6826. Endereço do núcleo universitário: rua do Rosário, 1.081, bairro Angola.

No campus de Arcos, no Centro-Oeste mineiro, a campanha será de 7 a 25 de novembro, com a arrecadação de brinquedos. A instituição beneficiada será o Centro de Educação Infantil Sagrado Coração de Jesus, localizado na rua Rua Tenente Florêncio Nunes, 222, no bairro Brasília, em Arcos. A creche, atende crianças dos bairros próximos ao campus. Os pontos de coleta dos brinquedos serão os corredores dos prédios do campus, localizado na avenida Yolando Sebastião Logli, 255, distrito industrial 2.

A Campanha da Solidariedade no campus de Poços de Caldas, no Sul de Minas, se concentrará na arrecadação de brinquedos para o natal das crianças da Pastoral da Criança local. Cerca de 500 crianças e 70 mães são atendidas pela entidade. A abertura simbólica da campanha será no dia 5 de novembro, quando haverá um encontro com os voluntários da Pastoral da Criança. A entrega dos brinquedos acontecerá no dia 26 de novembro, na Paróquia São Paulo, localizada na rua Dona Lalá Amaral, 10, bairro Jardim São Paulo. O Curso de Medicina Veterinária também está envolvido na iniciativa com professores e alunos auxiliando na arrecadação de brinquedos. Endereço do campus Poços de Caldas: avenida Padre Francis Cletus Cox, 1661. Informações: (35) 3729-9240.

Mais informações sobre a Campanha: (31) 3319-4327.