Você está em:

Pastoral da Juventude se fortalece na Arquidiocese de Belo Horizonte

 
A Pastoral da Juventude (PJ) da Arquidiocese de Belo Horizonte realiza no dia 12 de fevereiro o encontro “PJ Tecendo Relações”, que objetiva promover a integração de líderes jovens das muitas comunidades de fé da Arquidiocese. “Esperamos reunir aproximadamente 60 pessoas, para partilharmos a nossa vida, assumirmos a tarefa de organizar e promover atividades de formação  para todo este ano ”, informa Cícera Botelho Frazão, uma das organizadoras do encontro.  
 
 
No mês de setembro de 2016, a Pastoral da Juventude realizou a Assembleia em que definiu prioridades que agora serão efetivadas à luz do Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra, que norteará as iniciativas da Arquidiocese de Belo Horizonte nos próximos quatro anos, de 2017 a 2020. Na Assembleia, realizada no Recando Calasanz, dos Padres Escolápios, em Betim, a Pastoral assumiu o compromisso de articular a organização dos grupos de jovens, para que as juventudes assumam, cada vez mais, a opção preferencial pelas pessoas empobrecidas. Estiveram reunidos 30 líderes, representando as paróquias e regiões episcopais. O encontro terminou com Celebração Eucarística, presidida pelo frei Célio de Pádua Garcia, OP. 
 
 
A partir da Assembleia, os jovens delinearam dois momentos de formação dedicados à juventude: o primeiro será um curso presencial organizado e realizado em 4 etapas, com certificado oferecido pelo Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp), que integra o Sistema Avançado de Formação da PUC Minas (Anima PUC Minas), instituição da Arquidiocese de Belo Horizonte. Já a segunda modalidade será itinerante. Os formadores vão ao encontro dos grupos de jovens nas paróquias. Também se planeja a realização do Encontrão Arquidiocesano da Pastoral da Juventude, com o objetivo de estreitar laços de amizade e celebrar a caminhada. Esse evento deverá ser realizado em maio. 
 
 
O próximo encontro da Pastoral da Juventude – PJ Tecendo Relações –, no dia 12 de fevereiro, será oportunidade para que mais jovens ajudem a efetivar essas ações. Quem puder participar, pode escrever para pastoraldajuventudebh@gmail.com. Ou enviar mensagem para o seguinte número de Whatsapp: 31-992176450. O PJ Tecendo Relações será realizado no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Consolação e Correia – Rua Bernardo Guimarães, 2700, bairro Santo Agostinho.