Você está em:

Pastoral da Juventude abre inscrições para a Ampliada Nacional

A Pastoral da Juventude (PJ) abriu  inscrições para a Ampliada Nacional (ANPJ) e apresentou o cartaz do evento que será realizado de 19 a 26 de janeiro, na cidade de Ribeirão das Neves (MG), na Arquidiocese de Belo Horizonte, Regional Leste 2 da CNBB.

A ficha de inscrição para os delegados e delegadas de todo o País, que serão indicados pelos Regionais, está disponível no site da Pastoral (www.pj.org.br). Esses delegados terão a missão de deliberar e avaliar os passos da PJ para os próximos anos.

“Será uma alegria muito grande receber jovens, assessores e convidados de todo o Brasil em nosso regional, na Arquidiocese de Belo Horizonte. Vamos ter muitos assuntos a discutir, mas também será uma grande celebração” – afirmou o representante do Regional Leste 2, anfitrião da Ampliada, Vinícius Borges.

A divulgação do cartaz e da inscrição para a Ampliada Nacional da PJ marca mais um passo desse caminho que vem sendo construído desde o fim de 2012, quando a Arquidiocese de Belo Horizonte foi eleita como sede. Em breve, será apresentada a oração da ANPJ e outros materiais preparatórios desta importante atividade da juventude católica.

O evento também marcará os 40 anos de história da PJ em todo o Brasil. O cartaz, que deve alcançar grupos de base de todo o País, valoriza o selo comemorativo dessa importante etapa da Pastoral da Juventude.  “A arte traz elementos importantes na nossa caminhada, como as fitas coloridas, que dizem da diversidade e também fazem referência à religiosidade popular, com o tema e lema da ANPJ. Também temos símbolos que fazem referência ao regional Leste 2 (MG e ES). Este cartaz quer retratar aquilo que acreditamos ser um dos objetivos de nossa ação pastoral através dos grupos de base: ser o lugar da felicidade” – destacou o Secretário Nacional da PJ, Thiesco Crisóstomo.

 

Instância de consultas e decisões

 

A Ampliada Nacional é realizada a cada três anos, podendo ser convocadas Ampliadas extraordinárias, conforme a necessidade. Essa reunião tem a participação de delegados diocesanos escolhidos pelas organizações regionais. É a instância em que acontecem as deliberações, escolhas das diretrizes para a ação e caminhada.  É nela que, também, se reflete a representação na coordenação nacional da PJ, além de apontar rumos para a escolha de assessores e secretaria nacionais.

Não se constitui como assembleia, pois a Ampliada Nacional tem estrutura mais ágil. Porém, é a instância maior de consulta e deliberação da Pastoral da Juventude. A organização do evento é de responsabilidade da Coordenação Nacional da PJ, com seus assessores. A última ANPJ ocorreu na cidade de Imperatriz/MA, em janeiro de 2011.

 

SERVIÇO:

Para outras informações sobre a ANPJ:

www.pj.org.br

http://www.facebook.com/pastoraldajuventude>,

ampliadabh2014@pj.org.br.