Você está em:

Pascom: Encontro Regional propõe reflexão sobre Diretório Nacional de Comunicação

A Arquidiocese de Belo Horizonte recebeu o Encontro da Pastoral da Comunicação do Regional Leste II da CNBB (Minas Gerais e Espírito Santo). O Encontro foi realizado no sábado, dia 31 de janeiro, na Casa de Retiros das Irmãs Sacramentinas.

Participaram agentes da Pascom e assessores de comunicação de arquidioceses, dioceses e paróquias de todo o Regional. O Encontro foi presidido por dom Diamantino Prata de Carvalho, bispo da diocese de Campanha e referencial para a comunicação e cultura no Regional Leste II.

Dom Diamantino iniciou o Encontro com um momento de oração e disse que o momento era muito importante para fortalecer o Regional em sua totalidade, por meio da articulação das Pastorais da Comunicação.

Logo após a acolhida, a Irmã Élide Fogolari, assessora da Comissão para a Comunicação da CNBB, apresentou o documento “Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil”. A apresentação contou com a participação do professor e secretário de comunicação da PUC Minas, Mozahir Salomão, que colaborou com a elaboração do documento. “O desafio deste diretório é não ser um manual. Com a comunicação se alterando com muita velocidade, ele entende a Pascom como um processo dinâmico” afirmou o professor. Irmã Élide destacou a importância da criação de ações concretas a partir das diretrizes do documento: “O diretório propõe o despertar de outras ações. A materialização vem das ações concretas, a partir das condições de cada realidade”.

O Encontro abriu espaço para a partilha e a discussão em grupo sobre as realidades da Pascom nas arquidioceses, dioceses, paróquias e comunidades. Dentre momentos de diálogo e estudo sobre a Pascom, também foi definido um coordenador e membros para uma Comissão Regional Leste II. A coordenação e comissão ficaram constituídas da seguinte forma:

Coordenador Regional da Pascom: Marcus Tullius (Arquidiocese de Vitória)
Belo Horizonte – Janaína Gonçalves (Arquidiocese de Belo Horizonte)
Mariana – Pe. Edmilson  José (Diocese de Caratinga)
Juiz de Fora – Pe. Rondinelli  (Diocese de São João del-Rei)
Pouso Alegre – Pe. Marcos (Diocese da Campanha)
Uberaba – Pe. Leandro Silva (Arquidiocese de Uberaba)
Diamantina – Diác. Bruno (Diocese de Guanhães)
Montes Claros – Viviane  Carvalho (Arquidiocese de Montes Claros)
Vitória – Gilliard Zuque (Arquidiocese de Vitória)