Participe da Semana Missionária da Arquidiocese de BH no ano da JMJ no Brasil

A Arquidiocese de Belo Horizonte está preparando a Semana Missionária – encontro que antecede a Jornada Mundial da Juventude a ser realizada no Rio de Janeiro no próximo ano. A Semana Missionária  deve reunir milhares de jovens, do mundo todo, na capital mineira, entre os dias 16 e 21 de julho de 2013 – a expectativa é de recebermos mais de 25 mil jovens.

Será uma oportunidade única e muito importante para a Arquidiocese, Belo Horizonte e toda Minas Gerais. O propósito é o de envolver a juventude do mundo inteiro em nossos projetos mais especiais, particularmente as ações sociais. Além dessas atividades, os jovens vão conhecer e  participar de nossos trabalhos na área da evangelização e da cultura. Serão momentos de troca de experiências e de crescimento na fé, sempre pensando no compromisso da JMJ: legado permanente de um trabalho contínuo para a juventude.

Duas campanhas estão sendo desenvolvidas pela Arquidiocese de Belo Horizonte para preparar a estrutura de acolhida a todos esses jovens:

– Campanha Conte comigo – convida todos os jovens da Arquidiocese de Belo Horizonte a contribuírem voluntariamente com suas habilidades para tornar a Semana Missionária inesquecível.

– Campanha Minha família recebe um peregrino – convida as famílias da Arquidiocese de Belo Horizonte a receberem os jovens em suas casas durante a Semana Missionária, com a típica acolhida mineira. Vamos mostrar nossa religiosidade para o mundo.

Vem aí o site da Semana Missionária com mais informações e os espaços para o cadastro dos voluntários.

EQUIPES PAROQUIAIS PARA A SEMANA MISSIONÁRIA

As paróquias da Arquidiocese também estão se preparando, criando equipes especiais para a Semana Missionária. O Secretariado Geral da Semana Missionária já começa a receber as inscrições.

A composição das equipes deve incluir os seguintes membros: o pároco (primeiro responsável pela ação pastoral paroquial em vista da Semana Missionária e da JMJ), o animador paroquial para a JMJ (colabora com o pároco e com Conselho Pastoral Paroquial nos trabalhos) e os animadores de atividades específicas (responsável em animar momentos celebrativos, catequéticos, a acolhida e acompanhamento de jovens, hospedagens, solidariedade, atividades missionárias e voluntariado).

Brevemente a Comissão Arquidiocesana Especial para a Jornada Mundial da Juventude, a partir dos nomes indicados nos formulários, iniciará o processo de capacitação dos animadores. A expectativa é que o primeiro encontro ocorra no último final de semana de agosto.

As paróquias devem preencher o formulário com o nome de seus representantes e encaminhá-lo, até o dia 30 de junho, para o Secretariado Geral da Semana Missionária (Av. Brasil, 2079, 4º andar, Funcionários, Belo Horizonte – MG, Cep. 30.140-002). Ou pelo e-mail semanamissionaria@arquidiocesebh.org.br. O telefone para mais informações é 3269-3105.

Clique aqui e acesse o formulário