Você está em:

Paróquias da Rensa recebem orientações para a elaboração dos Planos de Ação Pastoral

As paróquias da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) receberam capacitação para iniciarem a elaboração do Plano de Ação Pastoral para os próximos quatro anos (2017-2020), de acordo com o Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra. A formação para as lideranças foi realizada no sábado, dia 17, em três diferentes locais e horários para facilitar a participação de representantes todas as comunidades de fé.
 
Na Cúria Regional de Contagem, a capacitação foi realizada na manhã de sábado, dia 17, de 8h às 11h, com participação de aproximadamente 200 pessoas. Foram convidados para o encontro membros de conselhos pastorais e paroquiais, párocos e coordenadores de movimentos e pastorais. A formação foi conduzida pelo vigário episcopal, padre Jerzy Wydrych, que orientou as lideranças sobre o novo projeto de evangelização da Arquidiocese de Belo Horizonte, fruto da 5ª Assembleia do Povo de Deus (APD). O vigário também falou sobre questões práticas na construção do Plano de Ação Pastoral para o próximo quadriênio. “Nesse processo a vivência e a partilha são fundamentais. A Região Episcopal e foranias têm a missão de ajudar e incentivar as paróquias”, salientou Wydrych.
 
A Região do Vale do Paraopeba fez os encontros também no sábado em dois diferentes locais com orientação do Vigário Especial para a Ação Missionária no Vale do Paraopeba, padre Renê Lopes. Na forania São Caetano, a capacitação foi de 9h às 11h, na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Piedado do Paraopeba, Brumadinho. Participaram do encontro representantes das paróquias Nossa Senhora da Piedade (Brumadinho), São Caetano (Moeda), São Gonçalo (Belo Vale), São José (Brumadinho) e São Sebastião (Brumadinho). A tarde, de 15h às 17h, foi a vez da forania Senhor do Bonfim receber a formação, que aconteceu na Paroquia Senhor do Bonfim. Participaram da capacitação representantes das paróquias Nossa Senhora da Piedade (Piedade dos Gerais), Santa Cruz e São Geraldo (Crucilândia), Santa Luzia (Rio Manso), Santo Antônio (Bonfim) e Senhor do Bonfim (Bonfim).  
 
Padre Renê iniciou os encontros com momentos de oração. Após a prece, as lideranças foram orientadas sobre o Projeto de Evangelização da Arquidiocese e também receberam direcionamentos de como organizar o Plano de Ação Pastoral. “O bonito nesse projeto é que cada paróquia poderá fazer aquilo que está de acordo com sua realidade. É uma proposta que não vem de cima para baixo, mas, que dá liberdade para as comunidades escolherem como e com o quê trabalhar”, destacou padre Renê.
 
Os trabalhos das paróquias para os próximos anos serão baseados nas 10 Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Belo Horizonte que estão em um livreto com o resultado da 5ª APD, entregues aos representantes durante a capacitação. As paróquias podem escolher um ou mais temas, com ações que contemplem a centralidade da Palavra de Deus, inseridas na vida das pessoas, da comunidade e da sociedade. 
 
As paróquias devem enviar o Plano de Ação Pastoral para a Região Episcopal até março de 2017, pelos e-mails rensabh@gmail.com.br | rensa@arquidiocesebh.org.br, ou entregar na Cúria Regional (Avenida Babita Camargos, 1083, bairro Industrial, Contagem, CEP: 32.210-180). Mais informações pelo telefone (31) 3333-8553 – atendimento de 13h às 18h.
 
Na Região do Vale do Paropeba, serão promovidos outros dois encontros, no dia 18 de março, onde as foranias entregarão seus Planos de Ação Pastoral nos seguintes locais e horários:
 
Forania São Caetano
Paróquias: Nossa Senhora da Piedade (Brumadinho), São Caetano (Moeda), São Gonçalo (Belo Vale), São José (Brumadinho) e São Sebastião (Brumadinho)
Data: 18/3/2017  – sábado
Horário: De 9h às 11h.
Local: Paróquia Nossa Senhor da Piedade – Piedade do Paraopeba – Brumadinho
Contato secretaria paroquial: 3571-5071 
 
Forania Senhor do Bonfim
Paróquias: Nossa Senhora da Piedade ( Piedade dos Gerais), Santa Cruz e São Geraldo (Crucilândia), Santa Luzia( Rio Manso), Santo Antônio (Bonfim) e Senhor do Bonfim (Bonfim ).
 
Data: 18/03/2017 – sábado
Horário: 15h às 17h.
Local: Paroquia Senhor do Bonfim – Praça Getúlio Vargas – Nº: 107 – Bonfim
Contato secretaria paroquial: 3576-1449
 
 
 

VEJA TAMBÉM