Você está em:

Paróquia São Domingos possibilita educação de qualidade e incentiva cidadania

A Paróquia São Domingos, no Bairro Ribeiro de Abreu, realiza um importante trabalho na região, oferecendo a crianças e adolescentes, com idades entre seis e 14 anos, a oportunidade de acompanhamento de qualidade nos momentos em que não estão na escola.  Eles são acolhidos pela creche municipal Obras Sociais da Comunidade Santa Efigênia (Oscose), que funciona no espaço cedido pela igreja, com toda a infraestrutura necessária. Recebe, diariamente, 150 crianças da Comunidade Santa Efigênia.

A Paróquia também ajuda manter as Obras Socias da Comunidade Santa Efigênia com o repasse de recursos. Mas sempre é preciso complementar a receita. Neste fim de ano, por exemplo, em consequência da gravidade da situação financeira, além do repasse mensal feito pela Igreja, a comunidade decidiu promover uma ação solidária entre amigos. O objetivo é reunir a quantia necessária para quitar as contas de final de ano.

Na creche, as crianças participam de oficinas de circo, gincanas, aulas de capoeira, de educação física e de dança. Atividades importantes, pois auxiliam no desenvolvimento motor, disciplinar, emocional e relacional. No mês de novembro, foi realizado o “Soletrando” uma espécie de gincana que desafiava os participantes a soletrar palavras mais difíceis, formar frases e enfrentar outros desafios. O vencedor foi premiado com um tablet. O desempenho dos participantes foi animador e serviu para incentivar as crianças a estudar.

O trabalho educacional na creche é realizado por uma equipe formada por uma equipe de educadores que atuam norteados pelo plano pedagógico elaborado pela Secretaria Municipal de Educação e adaptado para a realidade local. E a interação com as famílias dos educandos e com a comunidade  envolve a realização de festas juninas, Dia da Família, Páscoa e Natal.
 

Uma das ações de maior visibilidade é o evento “Deixa o Onça Beber Água Limpa”, que realizado no primeiro semestre do ano.  O nome, é uma alusão à preservação do Ribeirão do Onça, afluente do Rio das Velhas, que banha a região.

A iniciativa abrange as dimensões cultural, com apresentações de grupos do Ribeiro de Abreu, de conscientização e informação sobre os aspectos que envolvem a vida do Rio,  e da participação da comunidade nos diversos setores relacionados com o meio ambiente.

 


Horta comunitária garante saúde à mesa e educação alimentar
 

Na Comunidade Santa Rita, voluntários da paróquia se uniram para formar uma horta comunitária  em um terreno abandonado, nos fundos da Igreja. Eles fizeram  curso de cuidado e plantio de horta  e hoje produzem vegetais livres de agrotóxico.  O projeto, que beneficia a comunidade proporcionando mais saúde à mesa, ajuda na preservação do meio ambiente. Essa é também uma ação educativa que ensina sobre a necessidade de tornar a alimentação mais saudável.

Toda a comunicação necessária é feita por meio da Rádio FM Brasil, 87,9, especializada em programação cultural.