Você está em:

Paróquia Santa Clara da Piedade: esperança e apoio espiritual a idosos e enfermos

Levar mais de amor, esperança e, sobretudo, a mensagem do Evangelho, a idosos que vivem em asilos e aos enfermos, nos hospitais, é parte de um importante trabalho realizado pela Pastoral da Saúde da Paróquia Santa Clara da Piedade, no bairro Caiçara, em Belo Horizonte.

As líderes da Pastoral também visitam as pessoas adoentadas em suas casas e levam a Eucaristia às que desejam comungar mas têm dificuldades de irem até a Igreja. Quatro líderes da pastoral são ministras da Comunhão Eucarística. Uma delas é a coordenadora, Creuza Fernandes Lage, que também é enfermeira aposentada.
Ela explica que em todas as visitas elas fazem a leitura do Evangelho, rezam com as famílias dos doentes e conversam com eles procurando sempre ouvir, mais que falar. Acompanham os tratamentos , fazem curativos e levam ao médico as pessoas que não têm acompanhantes.

O objetivo é, ajudar a resolver as pessoas , especialmente os mais necessitados, a resolver os problemas que causam ou surgem com as enfermidades. Assim, a Pastoral doa cestas básicas para pessoas que têm a alimentação prejudicada pelos gastos com remédios, oferecem os medicamentos prescritos pelos médicos, que são adquiridos com recursos de ações beneficentes, e emprestam camas hospitalares, cadeiras de roda e de banho, bengalas, e muletas a quem não condições de comprar ou alugar.

Além do trabalho realizado em parceria com o posto de saúde, as líderes da Pastoral da Saúde conseguiram a doação de uma consulta por mês com um oftalmologista e um ortopedista. No momento, a equipe procura um clínico geral, um fisioterapeuta e um psicólogo que desejam trabalhar como voluntários por algumas horas na semana.

Grupo Sant’Ana

As idosas que integram o Grupo Sant’Ana da Paróquia Santa Clara da Piedade se encontram às terças-feiras , no salão da igreja para rezar, conviver e realizar atividades que ajudam no bem-estar do corpo e do espírito. Com idades entre 70 e 87 anos, elas se dedicam à oração e adoração ao Santíssimo na primeira semana do mês; na segunda semana, reservam um tempo para o lazer e realizam trabalhos que visam arrecadar recursos para a festa da padroeira. Na terceira e quarta semanas do mês, fazem atividades de coordenação motora, para a memória. Na última semana de cada mês elas também ensaiam para cantar na Missa da Saúde.

São atividades que, segundo a coordenadora, Mônica Guimarães, ajudam a manter a convivência e a  saúde, especialmente, da mente e do espírito.

Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança na Paróquia Santa Clara da Piedade desenvolve importantes ações nas áreas da espiritualidade, saúde, nutrição, educação e cidadania,  com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida. Responsável pela coordenação da equipe, Balduía Alcici, ajudou a reavivar a Pastoral na Paróquia. Ao lado das líderes, acompanha gestantes e crianças realizando ações de contexto familiar e comunitário que buscam promover a dignidade e a cidadania.

As ações concretas, nesse sentido, incluem o apoio integral às gestantes, o incentivo ao aleitamento materno, a vigilância nutricional, a observação do desenvolvimento e crescimento da criança, a garantia da segurança alimentar, além da prevenção e controle de doenças.

A espiritualidade e a educação para a paz são aspectos fundamentais nessa missão de contribuir com ações efetivas para a sobrevivência e desenvolvimento integral da criança, por meio da participação ativa da própria família e a mobilização da comunidade.