Você está em:

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia recebe a exposição “Rosário, uma devoção popular”

A partir desta sexta-feira, dia 2 de outubro, a exposição itinerante “Rosário uma devoção popular” poderá ser visitada na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, em Belo Horizonte.

A exposição, iniciativa do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra, que integra o Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte, contempla uma coleção de rosários singelos, todos italianos, com características estilísticas e iconográficas diversas. Há, ainda, uma publicação específica para cada Rosário.

 
 
 
Nossa Senhora do Rosário é o título recebido por Maria, em virtude da aparição a São Domingos de Gusmão em 1208, na Igreja de Prouille (França). Momento especial em que a Virgem lhe apresenta e entrega o Rosário. Um longo caminho é percorrido até que a festa dedicada à Virgem Maria passe a se chamar Nossa Senhora do Rosário, o que ocorre a partir de uma devoção a Nossa Senhora da Vitória.
 
Em 1213, em agradecimento pelo triunfo na Batalha de Muret, Simon de Montfort, líder das tropas francesas, constrói o primeiro santuário dedicado a Nossa Senhora da Vitória.
 
A festa litúrgica dedicada à Santa é instituída em 1572, pelo Papa Pio V, para comemorar a vitória dos cristãos sobre o Império Otomano, na Batalha de Lepanto. A conquista é atribuída a Nossa Senhora por ter sido feita uma procissão com a Oração do Rosário, no mesmo dia, na Praça de São Pedro, em Roma. 
 
No ano seguinte, em 1573, o Papa Gregório XIII muda o nome da comemoração para “Festa do Santo Rosário”. Mas, somente após as reformas do Concílio Vaticano II, a festa é renomeada para Nossa Senhora do Rosário, e passa a ser celebrada no dia 7 de outubro.
 
A devoção à Virgem, com esse título, é expressiva no Brasil, especialmente em Minas Gerais. Na Arquidiocese de Belo Horizonte são cinco paróquias dedicadas à Virgem do Rosário e uma capela: Paróquia Nossa Senhora do Rosário (RENSP) – Sabará;  Paróquia Nossa Senhora do Rosário (RENSC) – Ribeirão das Neves; Paróquia Nossa Senhora do Rosário (RENSA) – Contagem; Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompéia (RENSP) – Belo Horizonte, bairro Pompéia; Paróquia Nossa Senhora do Rosário (RENSA) – Betim e a Capela Curial Nossa Senhora do Rosário (RENSP) – Belo Horizonte, Centro.