Você está em:

Paróquia leva saúde e alegria a comunidades de Contagem

Fiéis das comunidades de fé que integram a Paróquia Verbo Divino, em Contagem, realizam um trabalho solidário que ajuda a tornar a vida de cada um deles mais feliz e saudável.  
 
O serviço de psicologia atende em torno de 60 pacientes por semana, a maioria crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social. Os adultos também são assistidos e todos afirmam alcançar importantes conquistas a partir das terapias. No espaço de 360 metros quadrados e 90 metros quadrados de construção, na comunidade São Vicente de Paula, onde é a sede própria da Ação Social, além do atendimento psicológico, são realizados tratamentos como a  acupuntura.
 
Uma Clínica de Fisioterapia funciona no subsolo da Igreja da Comunidade São Judas Tadeu e costuma receber até 30 pessoas por dia,  conforme a demanda da região, pois não é restrita somente aos paroquianos. A maioria dos atendidos são pessoas da terceira idade e pacientes em fase de pós-operatório. No mesmo local, que foi todo remodelado e adaptado, fica a clínica de pilates. Terapias naturais, homeopatia, aurículoterapia e massagem terapêutica também são oferecidas à população.
 
Em parceria com o Senac, são ministrado cursos de qualificação, com o objetivo de contribuir para a inserção e a ascensão no mercado de trabalho. Este ano duas turmas – de cuidadores de idosos e auxiliares administrativos – concluíram a formação.  Outros cursos  em parceria com o SENAC devem iniciar-se em 2016. Segundo o diretor das Obras, Anderson Teixeira Guedes, a escolha é feita conforme a demanda da comunidade.
 
Mas os projetos não param por aí. Anderson  Teixeira  diz que a Paróquia Verbo Divino ainda pretende oferecer aulas de capoeira à população e implementar o Proesp, projeto do qual participa no bairro São Bernardo. Ele atua como treinador de futebol de 68 adolescentes em situação de risco social. A iniciativa, além de afastar os meninos das drogas e melhorar o comportamento deles nos meios familiar e social, tem despertado o interesse dos pais que começam a acompanhar os filhos nos treinos. “Eles estão satisfeitos com os resultados. Os meninos não têm mais falado palavrões – o que não permitimos dentro de campo- e estão se saindo bem melhor na escola”, afirma. 
 
A Ação Social da Paróquia Verbo Divino é coordenada por uma diretoria presidida pelo pároco, padre Pedro Avonyo Jodzo Exonam, SVD, que revela o cuidado da igreja com a população, especialmente com os mais pobres e que incentiva a participação dos moradores da região no trabalho realizado nas comunidades de fé Santíssima Trindade, São Judas Tadeu, São Vicente de Paulo, Nossa Senhora da Conceição e São José Operário.