Você está em:

Paróquia Jesus Operário: acolhe os mais pobres e fortalece iniciativas comunitárias

A Paróquia Jesus Operário, no bairro Petrolândia, em Contagem, realiza importante trabalho de apoio à comunidade, articulando, em uma rede, todo o serviço de suas pastorais, projetos e ações sociais. Trata-se do Núcleo de Acolhida e Articulação da Solidariedade Paroquial, o Naasp, que tem por objetivo proporcionar às pessoas, especialmente aos mais pobres, o atendimento necessário. Integra, ainda o Projeto Pés no Chão que proporciona participação ativa  dos pais na vida escolar dos filhos,  a interação familiar e ainda oferece aulas de música, taekwondo e balé.

A coordenadora paroquial do Naasp, Clésia Alves de Jesus, explica que esse movimento de integração das ações sociais se torna possível com a realização de encontros de formação, onde os representantes de cada serviço passam a conhecer as possibilidades de cada iniciativa, inclusive das políticas públicas. Assim, aqueles que buscam ajuda são orientados adequadamente para o atendimento de suas necessidades. “Com esse conhecimento, um entendendo o trabalho do outro, podemos encaminhar as demandas com mais precisão e efetividade”- observa Clésia, citando como exemplo a atuação dos vicentinos que na distribuição de alimentos costumam constatar outras carências de pessoas e famílias, podendo, assim, orientá-las sobre como solucionar seus problemas.

Projeto Pés no Chão

Dentre as iniciativas de apoio à população, os fiéis da Paróquia Jesus Operário – especialmente das comunidades Nossa Senhora da Piedade e Santa Rita de Cássia – integram o Projeto Pés no Chão.

A iniciativa, abraçada pela Corporação Musical Santo Antônio, PUC Minas, por professores e pelos pais das crianças e adolescentes, oferece aulas de Musica, taekwondo e balé.