Você está em:

Paróquia investe no crescimento humano e profissional

A capoeira para adultos e crianças, além da atividade física ajudam na disciplina do aluno

 

A Paróquia Nossa Senhora Medianeira e Santa Luzia, no bairro Santa Efigênia, Região Leste de Belo Horizonte, desenvolve nove projetos sociais, beneficiando 418 participantes entre crianças, jovens e adultos. São cursos de inglês, informática, violão, dança, capoeira, além de serviços jurídico e de psicologia. 

 

A Paróquia tem ainda parceria com a Prefeitura na Academia da Cidade, espaço para a população fazer atividades físicas como aeróbica e musculação, e nas sessões de auricoloterapia (modalidade de acupuntura com uso de sementes no lugar de agulhas). Todo serviço é gratuito e, a maioria ministrado por voluntários.

O curso de Inglês tem hoje 88 alunos. São seis estágios semestrais e três anos de curso.  A expectativa é de que, ao concluí-lo, o aluno saiba falar, ler e escrever no idioma.  Além de ajudar no desempenho escolar, segundo a assistente social e coordenadora, Vaneska Chaves Garro, o curso de inglês tem contribuído para  a colocação de jovens e adultos no mercado de trabalho.  

 

“Ao  oferecermos possibilidade de profissionalização e outras atividades,   apresentamos às pessoas  novos caminhos  que podem ser trilhados”

O curso de informática, com duração de seis meses, oferece 36 vagas  em turmas de 12 alunos, nos três períodos do dia.  Vaneska Garro explica que são cumpridas todas as exigências do Conselho Municipal de Assistência Social, como 88 horas de aula, três vezes por semana, e um computador por aluno. Iniciativa que, segundo ela, tem garantido o ingresso dos alunos no mercado de trabalho. “Temos  parceria com o Serviço Nacional de Emprego (SINE), que tem proporcionado oportunidade de trabalho para os frequentadores do curso”.

O atendimento psicológico é realizado por duas profissionais, uma delas especializada em psicopedagogia. O trabalho delas, de acordo com a assistente social, é muito bem aceito pela comunidade e recebe o reforço dos outros serviços oferecidos pela Paróquia. “Ao  oferecermos possibilidade de profissionalização e atividades  que colaboram para a disciplina, o desenvolvimento cognitivo  e o lazer, como as aulas de dança, música e a capoeira,  apresentamos às pessoas  novos caminhos  que podem ser trilhados. Depois de algum tempo, muitas delas dão testemunho de superação da depressão, da hiperatividade e do desemprego”.

Reforçar os  laços familiares  tem sido outro resultado importante da ação social na Paróquia Nossa Senhora Medianeira,  com a frequência de pais e filhos nos diversos cursos oferecidos. “Cheguei  a me emocionar com o retorno dado por uma aluna de Inglês. Segundo ela, os pais haviam se separado e, ao frequentar as aulas com o pai, podia se encontrar com ele duas vezes por semana”.

 

A prática da capoeira desenvolve a cognição, combate a timidez e contribui para o desenvolvimento físico.

 


Com duração de seis meses, o curso de informática oferece 36 vagas em turmas de 12 alunos, nos três períodos do dia.

 


O curso de informática forma duas turmas por ano.  Os alunos conseguem colocação no mercado de trabalho.

 


A dança circular amplia a atenção, a percepção e a concentração, desperta a musicalizade e trabalha as habilidades intertivas.