Você está em:

Paróquia cuida da saúde e do bem-estar da comunidade

 

Os moradores do Bairro biratininga e comunidades da região de Venda Nova recebem apoio e especial cuidado na Paróquia São Geraldo.  Os atendimentos  contemplam desde o cuidado com a saúde do corpo e da mente até a preocupação em dar suporte à formação educacional, além da importância à espiritualidade, é claro, que as diversas pastorais e movimentos desempenham. Em média são atendidas 140  pessoas no mês.  

Na busca pela boa saúde emocional e mental, duas psicólogas atendem duas vezes por semana, aqueles que precisam de auxílio psicológico.   As atividades físicas reforçam a saúde do corpo e também ajudam no equilíbrio emocional. Adultos e adolescentes  podem desenvolver seus dons artísticos nas  aulas de violão, artesanato e pintura em tecido. Além de colocar em prática a criatividade, o aprendizado também  contribui para a geração de renda nas famílias.

A biblioteca, que está à espera um voluntário para organizá-la e colocá-la em pleno funcionamento, de maneira modesta, oferece a oportunidade de leitura às crianças da catequese.

A farmácia popular, com grande repercussão na paróquia,  atende, por ano, em média, 2.900 pessoas de todas as idades. Elas levam suas receitas e recebem os medicamentos, que são doados por pessoas da própria comunidade ou por outras farmácias. Uma ajuda que se traduz em economia para os mais pobres que ganham espaço no orçamento para uma alimentação mais rica e para suprir outras necessidades.

Os diabéticos são os maiores beneficiados  com o serviço de podologia, um ramo auxiliar nos tratamentos de saúde cuja atuação concentra-se na anatomia e fisiologia dos pés. O serviço também atende outros pacientes que querem apenas amenizar calosidades ou fissuras. Um atendimento que parece pontual, mas reflete em todo o organismo. É que o bem-estar físico começa na base que sustenta todo o peso do corpo, por isso é necessário um conhecimento biomecânico do tornozelo e dos pés, a fim de compreender a marcha e os problemas que a dificultam. Dessa forma, a podologia auxilia muito o tratamento dos profissionais da área médica.

Calos, calosidades, fissuras e outros problemas são tratados em várias seções, que, além de cuidar, também relaxam e deixam os pés com aspecto saudável e sensação agradável para o paciente.