Você está em:

Paróquia Bem-aventurada Dulce dos Pobres ““ Semente em terra boa

O Observatório da Evangelização da Arquidiocese de Belo Horizonte celebra seu primeiro aniversário bastante realizado por ter podido conhecer e divulgar muitas ações evangelizadoras significativas. Hoje partilhamos no Opinião e Notícias nosso relato, fotos, entrevista, comentários, análises acerca dessa paróquia que a pouco brotou entre nós, com características tão próprias e desafios tão comuns também a todo o Povo de Deus em marcha. Vale a pena conhecer e se encantar com a experiência que se constrói no Aglomerado da Serra.

Rede de comunidades do Aglomerado da Serra

 “Que significa evangelizar em contexto de vilas e favelas? A opção preferencial pelos pobres foi assumida, explicitamente, pela Igreja Católica na América Latina, na Conferência Episcopal de Medellin, em 1968. Esta opção é confirmada nas demais Conferências Episcopais até a última, de Aparecida, em 2007. Mas, como anunciar e concretizar, no Aglomerado da Serra, a boa nova do Reino de Deus encarnada na pessoa de Jesus de Nazaré?”

“A Igreja Católica assumiu o compromisso de evangelizar considerando os novos desafios. Acontece que, segundo o último censo, sua presença e atuação significativa não têm sido tão expressivas nas vilas e favelas. O IBGE afirma que o número de católicos cai, enquanto o número de cristãos de outras denominações, como também de espíritas, candomblecistas, umbandistas e sem-religião crescem nas periferias da capital mineira.

Que respostas pastorais têm sido, então, buscadas no contexto da Arquidiocese de Belo Horizonte?”
No portal do Observatório da Evangelização, você confere a busca de resposta para essas outras questões, por meio da narrativa sobre essa experiência:
http://www.pucminas.br/observatorio/index-link.php?arquivo=olhar&pagina=4859&codigo=40