Você está em:

Papa Francisco nomeia bispo para Teófilo Otoni

O arcebispo dom Walmor e os bispos auxiliares cumprimentam dom Messias dos Reis Silveira, nomeado bispo diocesano de Teófilo Otoni pelo Papa Francisco, na quarta-feira, dia 14. Dom Messias, natural de Guaxupé (MG), atualmente exerce o seu ministério na Diocese de Uruaçu (GO). Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas Gerais, inspire e proteja sempre dom Messias, em sua nova missão, na Diocese de Teófilo Otoni.

Dom Messias dos Reis Silveira nasceu em 25 de dezembro de 1958 em Passos, Guaxupé, no estado de Minas Gerais. Realizou seus estudos filosóficos na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e os estudos teológicos no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto. Foi ordenado sacerdote em 11 de agosto de 1992, e foi pároco da catedral “Nossa Senhora das Dores”, na Diocese de Guaxupé.

 

Foi o primeiro diretor pedagógico e formador do Seminário São José, do qual foi reitor. Também foi reitor da Casa de Formação Presbiteral “Nossa Senhora das Dores”; membro do Conselho Presbiteral; membro do Colégio de Consultores e do Conselho de Formação Presbiteral.

Dom Messias dos Reis Silveira foi nomeado pelo Papa Bento XVI para a diocese de Uruaçu (GO) em 2007, sucedendo a dom José da Silva Chaves, cuja renúncia ao governo pastoral da diocese foi aceita por limite de idade. No regional Centro-Oeste da CNBB, além de ser presidente ofereceu sua contribuição como bispo referencial da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e, atualmente, é bispo referencial da Comunicação.

Agora, com a nova missão, assumirá a diocese de Teófilo Otoni (MG), até então vacante desde a saída de dom Aloísio Jorge Pena Vitral, em 2017.