Você está em:

Papa Francisco nomeia bispo para a diocese de Janaúba (MG)


O monsenhor Roberto José da Silva, atualmente reitor do Seminário Maior de Juiz de Fora (MG), foi nomeado bispo da Diocese de Janaúba (MG) pelo Papa Francisco, nesta quarta-feira, 12 de junho. Neste mesmo dia, a Nunciatura Apostólica no Brasil informou que dom Ricardo Guerrino Brusati, bispo diocesano de Janaúba (MG), torna-se emérito, após apresentar ofício à Santa Sé comunicando que completou 75 anos de idade. Esse procedimento está previsto no Código de Direito Canônico promulgado pelo Papa João Paulo II, em 1983. O bispo emérito fica desobrigado de suas funções pastorais à frente de de uma (arqui)diocese, mas permanece no exercício de seu ministério durante toda a vida.

Dom Ricardo Guerrino nasceu na Itália, em Bellinzago, Novara, no dia 11 de abril de 1945. Chegou ao Brasil em dezembro de 1982. Iniciou seu ministério episcopal em 2002, quando foi nomeado bispo de Caetité (BA). Em 2015, foi transferido pelo Papa Francisco para a Diocese de Janaúba (MG). Seu lema episcopal é “Cantarei para sempre a misericórdia do Senhor”.
Monsenhor Roberto José da Silva

Nomeado bispo de Janaúba (MG) pelo Papa Francisco, padre Roberto José da Silva é natural de Santos Dumont (MG). Nascido em 18 de março de 1965, estudou Filosofia no Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio (Itasa), em Juiz de Fora (MG), e Teologia no mesmo Instituto. Também é formado em Pedagogia, com concentração em Orientação Educacional, pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, e possui mestrado pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, na Itália.

Em sua trajetória, já exerceu os cargos de diretor espiritual do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, de 2004 a 2005; chanceler da Arquidiocese de Juiz de Fora, de 2009 a 2011; administrador paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Ibitipoca – Lima Duarte – de 2015 a 2016, entre outras atividades. Atualmente, é administrador paroquial da Paróquia Santíssimo Redentor, em Juiz de Fora, e reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, na mesma cidade.

Agradecimento a dom Ricardo

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) agradece ao senhor, dom Ricardo Guerrino, por todo o serviço e dedicação realizados ao longo de seu ministério episcopal. Ao mesmo tempo, o convidamos a colocar seus dons a serviço do Reino de Deus e continuar ajudando a CNBB em sua missão de construir sempre mais a comunhão episcopal e a unidade eclesial.

Relembremos o seu lema episcopal: “Cantarei para sempre a misericórdia do Senhor”. Este lema, desde sua nomeação em 2002, norteou o seu compromisso com a Igreja, através do amor e serviço aos irmãos e irmãs, na defesa dos fracos e oprimidos. Que Deus o fortaleça nesse tempo de emeritude concedendo-lhe saúde, serenidade e muita luz.

Brasília (DF), 12 de junho de 2019

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Saudação ao monsenhor Roberto

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao novo membro do episcopado:

Saudação da CNBB ao Monsenhor Roberto José da Silva
Brasília, 12 de junho de 2019
Prezado Monsenhor Roberto José da Silva,
Paz!
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta alegria com o anúncio de sua nomeação feita nesta quarta-feira, 12 de junho, pelo Papa Francisco como novo bispo de Janaúba (MG). Unimos nosso júbilo pela sua nomeação ao agradecimento pelo governo pastoral de dom Ricardo Guerrino Brusati à frente desta Igreja Particular à qual estará daqui em diante aos seus cuidados.
Na véspera da memória de Santo Antônio de Pádua, Doutor da Igreja e Padroeiro dos pobres, queremos dirigir ao senhor os auspícios do Santo Padre na audiência de 13 de junho do ano passado: “Ele vos ensine a beleza do amor sincero e gratuito; somente amando como Ele amou, ninguém ao vosso redor se sentirá marginalizado e, ao mesmo tempo, vós mesmos sereis mais fortes nas provações da vida”. O Senhor lhe conceda, pela intercessão de Nossa Senhora e do Glorioso Santo Antônio um abençoado ministério episcopal. Conte com nosso apoio e orações.
Em Cristo,
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB