Você está em:

Papa Francisco inicia ciclo de catequeses sobre a família

Milhares de peregrinos acolheram o Papa Francisco para a tradicional Audiência Geral das quarta-feiras. O tema da Catequese foi a Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família, realizada no mês de Outubro – começando, assim, um novo ciclo de catequeses. O Santo Padre destacou que o Sínodo sobre “os desafios pastorais da família, no contexto da evangelização foi um momento de grande liberdade, em que cada um dos participantes expôs o seu pensamento com sinceridade e confiança”.

O Papa Francisco contou ter pedido aos Padres sinodais que falassem com franqueza e coragem e ouvissem com humildade. Todos puderam falar com grande liberdade e as intervenções foram escutadas e recolhidas numa síntese, a qual foi objeto de debate nos grupos das várias nacionalidades que integraram o Sínodo e completada, dando origem ao Relatório Final. O Santo Padre lembrou ainda que o Sínodo desenvolveu-se  «cum Petro et sub Petro», isto é, com a presença do Papa, que é garantia para todos de liberdade e confiança. O Papa não deixou de declarar que “nenhuma intervenção colocou em discussão as verdades fundamentais do Sacramento do Matrimónio: a indissolubilidade, a unidade, a fidelidade e a abertura à vida”. (Confira aqui a síntese da catequese do papa Francisco).

 

10 de dezembro de 2014
MENSAGEM PARA O 48º DIA MUNDIAL DA PAZ: PAPA CONDENA ESCRAVIDÃO E TRÁFICO DE PESSOAS

 

Leia, ainda, o resumo das reflexões do Papa Francisco nas homilias das Missas celebradas na Casa Santa Marta, situada nas dependências do Estado do Vaticano:

 

9 de dezembro de 2014
SAIR PARA DAR A VIDA

 

11 de dezembro de 2014
A CANÇÃO DE EMBALAR DEUS