Você está em:

Papa Francisco escreve tuíte sobre os 50 anos do Decreto Inter Mirifica

O Decreto Inter Mirifica, citado pelo Papa, marcou uma etapa fundamental no diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação.

 

O Papa Francisco escreveu um tuíte, na quarta-feira (04), pelos 50 anos do Decreto Inter Mirifica do Concílio Vaticano II sobre os Meios de Comunicação Social.

 

“Há 50 anos, o Vaticano II falou sobre a comunicação: Escutar, dialogar e levar Cristo a todos que encontramos na vida”, escreveu Francisco, na conta @pontifex.

A data foi também assinalada com o lançamento de uma página especial dedicada ao documento.

“O dia 4 de dezembro de 1963 marca uma etapa fundamental no diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação”, destaca o texto de apresentação do portal multimídia lançado pelo Pontifício Conselho das Comunicações Sociais. 

A iniciativa visa “celebrar o aniversário desta ‘Carta Magna das Comunicações’, marco histórico nas relações entre a Igreja e o mundo da comunicação”.

 

O portal ntermirifica50 apresenta entrevistas, artigos e vídeos sobre o aniversário do Decreto Inter Mirifica, incluindo imagens conservadas na Filmoteca do Vaticano relativas à votação do dia 4 de dezembro de 1963, “em que se escreveu uma página da história da Igreja”.

 

O Pontifício Conselho destaca que com este documento se introduz o conceito de “Comunicação Social” e se reconhece a importância desta para a ação da Igreja Católica.

 

O decreto determinou a celebração anual, no domingo depois da solenidade litúrgica da Ascensão, do Dia Mundial das Comunicações Sociais, que se repete desde 1967, com uma mensagem escrita pelo Papa.

 

“A Comunicação Social começou a fazer parte oficialmente do programa da Igreja Católica”, destaca o portal comemorativo do Vaticano.

 

A última aprovação dos Padres conciliares levou apenas 12 minutos, com 1960 votos favoráveis e 164 contrários.

 

A votação anterior, a de 25 de novembro de 1963, registrou, no entanto, aquele que viria a ser o maior número de votos negativos para um documento conciliar: 503 contra 1598 votos favoráveis e 11 abstenções.

 

A Pontifícia Universidade Lateranense de Roma promoveu na quarta-feira um congresso intitulado “Inter Mirifica. 50 anos entre as maravilhas”.

 

Fonte: Rádio Vaticana