Você está em:

Orquestra de crianças brasileiras se apresenta para o Papa Francisco

 

A Orquestra Criança Cidadã, projeto social brasileiro que atua no resgate de crianças e adolescentes carentes da capital pernambucana por meio da música, se apresentou, nesta sexta-feira,  dia 31 de outubro, para o papa Francisco, na Itália. O concerto aconteceu na Sala Clementina, no Vaticano, a convite da organização Catholic Fraternity, associação privada de direito pontifício.

Sob a regência do maestro Nilson Galvão Jr., foram executadas obras como ‘Concerto de Brandenburgo nº 3’, de Bach, ‘As Quatro Estações’, de Vivaldi, e trechos da Serenata, composta por Tchaikovsky. Haverá ainda a participação especial da violinista japonesa Yoko Kubo.

O projeto Criança Cidadã nasceu há oito anos na comunidade do Coque, à época um dos bairros mais violentos da capital pernambucana, sendo idealizado pelo juiz de direito João Targino. Atualmente, ele atende a 170 jovens e crianças de forma gratuita.

De acordo com o maestro Nilson Galvão Jr., a música ajuda a formar o cidadão, despertando a sensibilidade, além de disciplinar as crianças e os jovens. “ Tocar um instrumento de corda, um violino, um contrabaixo, um violoncelo, requer muita disciplina”, destacou. São oferecidas ainda aulas de reforço, idiomas, informática e assistência psicológica.