Você está em:

Orações marcam início da Campanha Mundial de combate à fome

Uma onda de orações envolvendo vários países marcará o início da Campanha Mundial contra a fome e a pobreza, promovida pela CNBB e pela Cáritas Brasileira. Bispos, dioceses e comunidades de todo o mundo estarão reunidos, a convite do  presidente da Cáritas Internacional, cardeal Oscar Andrés Rodrigues Maradiaga, em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. O evento terá como tema “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas” e, no Brasil, será realizado na Conferência dos Bispos, a partir das 14h, em Brasília (DF).

A mobilização internacional tem como objetivo discutir a realidade da pobreza em cada país e no mundo. Durante a apresentação da campanha, será divulgada mensagem de apoio enviada pelo Papa Francisco.

O elemento essencial desses recursos, segundo o cardeal Andrés, é a oração, especialmente o ‘Pai Nosso’ e, sobretudo, a Eucaristia. “Espero que a oração acompanhe esta campanha, a fim de inspirar a conversão necessária e novas iniciativas nas nossas dioceses, paróquias, comunidades cristãs e religiosas, escola e familiares”, explicou o cardeal.

Os regionais e dioceses da CNBB são convidados a participar da “onda de oração” que percorrerá várias partes do mundo, dando início às atividade da campanha.

A campanha integra uma mobilização mundial da Caritas Internationalis que articulou as 164 organizações em favor da vida, dos direitos humanos e da justiça social. A onda de oração começará  na ilha de Samoa, na Polinésia, prosseguindo por todo o mundo. Veja o mapa o roteiro de orações: clique aqui

A Cáritas e a CNBB pretendem com a campanha, que vai até 2015, sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre a realidade da fome, da miséria e das desigualdades no Brasil e no mundo, garantindo esse direito a todos os cidadãos de forma igualitária. Saiba mais: www.caritas.org.br
Confira a oração sugerida:

Oração da Campanha Mundial

Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas

Senhor Nosso Deus, que nos confiaste os frutos da criação para que cuidássemos da Terra e nos alimentássemos de sua generosidade. Enviaste teu Filho para partilhar sua própria carne e sangue e para ensinar-nos a Lei do Amor. Por Sua morte e ressurreição, nos tornamos  uma única família humana. Jesus teve grande preocupação com as pessoas que não tinham  o  que comer. Transformou cinco pães e dois peixes em um banquete que alimentou mais de cinco mil pessoas. Viemos diante de Ti, Senhor, conscientes de nossas fraquezas, mas com muita esperança, para  compartilhar o alimento com todas as pessoas da grande família humana. Na Tua sabedoria, ilumina os governantes e todos os cidadãos e cidadãs a encontrar soluções justas e solidárias para acabar com a fome no mundo e garantir o direito de cada ser humano à alimentação. Por isso Te pedimos, Senhor  Nosso Deus,  que  ao nos apresentarmos diante de Ti,  possamos nos proclamar como parte de “Uma Família Humana” com “Pão e Justiça para todas as pessoas”. Amém! Axé! Hawere! Aleluia!