Você está em:

Obra social de Paróquia acolhe pacientes em tratamento de saúde

A Paróquia Nossa Senhora do Pilar deu origem a importantes instituições que ajudam pessoas em tratamento do câncer, egressos de hospitais psiquiátricos e muita gente que por algum motivo enfrenta dificuldades até mesmo para se alimentar.

O Lar Teresa de Jesus, obra social da Paróquia, localizada no bairro Gutierrez, acolhe pacientes com diagnóstico de câncer, que saem do interior de Minas e de outras cidades do País para  se tratarem em Belo Horizonte.  Em geral, são pessoas pobres que não contam com o apoio de parentes na Capital e que dependem dessa obra para terem acesso à quimioterapia, radioterapia e cirurgias, nos hospitais públicos. Diariamente, são servidas seis refeições e oferecidas todas as condições necessárias para a higiene pessoal, além do apoio psicológico, social e espiritual.  Elas pernoitam nos dias de tratamento me leitos cuidadosamente preparados. Durante a semana, são realizados estudos bíblicos e, toda quinta-feira, é celebrada Missa com a participação dos pacientes.

Sem qualquer apoio do poder público, a instituição sobrevive com doações espontâneas da população e por meio das campanhas “Diária Solidária”, destinada a pessoas físicas, e “Adote um Leito”, direcionada às empresas. Conta com o trabalho de 100 voluntários cadastrados e de 26 funcionários, entre eles, especialistas que compõem o corpo técnico da instituição como assistentes sociais, enfermeiros e pessoal administrativo.

Os profissionais da área de captação de recursos têm a árdua missão de conseguir os R$ 60 mil necessários para a despesa com as duas casas alugadas que recebem, por mês 120 pacientes, num sistema rotativo. Para   complementar a renda, funcionam, diariamente, dois bazares que comercializam objetos doados pela comunidade – um na Avenida Aquiles Lobo,  403, no bairro Floresta, e outro  na Avenida do Contorno, 9297, no bairro Gutierrez .

Para ajudar os Lar Teresa de Jesus, é só entrar em contato pelo telefone (31) 3291-1330  ou acessar o site http://larteresadejesus.org/faca-uma-doacao/ 

 

Na Paróquia Nossa Senhora do Pilar, há 34 anos, também teve origem o Sopão Mineiro, que ampliou sua atuação e tornou-se uma ONG.  Todas as sextas-feiras, aproximadamente 500 porções de sopa são servidas no final do dia, especialmente, a moradores de ruas ou pessoas que têm residência fixa, mas enfrentam dificuldades momentâneas para se manter. O alimento é preparado e distribuído na cidade por um grupo de 30 voluntários. Eles próprios providenciam os ingredientes e, também, recebem doações de associações, empresas e pessoas físicas, além das campanhas realizadas nas escolas.   

O serviço passou, ainda, a agregar ações como o acompanhamento psicológico e fisioterápico de gestantes, oferecendo orientações e encaminhamento ao serviço público de saúde. As mães também recebem enxovais para os recém-nascidos, doados pela comunidade.

Outra importante iniciativa, em parceria com o poder público, é o acolhimento e a reinserção social de pessoas após longa permanência em hospitais psiquiátricos.  Atualmente, são 10 residências terapêuticas nos diversos bairros da capital que ao todo abrigam, em média, cem pessoas, dez em cada uma das casas.  

Para colaborar com a obra, doando peças para enxovais dos recém-nascidos, alimentos, ou mesmo  garrafas pet para a distribuição da sopa, podem entrar  em contato com o Sopão Mineiro pelo telefone 3872-3998 ou  pelo site www.sopaomineiro.org.br .

 


Dignidade e conforto no acolhimento a pacientes, no Lar Teresa de jesus

 


Voluntárias doam trabalhos manuais para o Bazar que ajuda na mautenção da obra

 


As acomodações primam pela limpeza e organização

 


O trabalho é duro  para reunir os R$ 60 mil mensais necessários para manter a obra

 


A espiritualidae e o apoio emocional são fundamentais na recuperação dos pacientes