Você está em:

Obra literária marca Jubileu de Ouro do frater Henrique Matos

Um ensaio do ponto de vista de um historiador, que vivenciou e assistiu, nos últimos 50 anos, momentos e mudanças marcantes na sociedade, na Igreja e na vida religiosa.

Trata-se da publicação Um Religioso em Mudança de Época, do frater Henrique Cristiano José Matos, que celebra seu Jubileu de Ouro de vida religiosa, completados neste ano.

Parte da obra refere-se à experiência do padre na PUC Minas, onde foi professor por mais de 30 anos (1975/2006). “Ao completar, em agosto último, estas cinco décadas de vida consagrada à Igreja, quis oferecer aos amigos e colegas um presente: a descrição de 50 anos de história a partir da minha experiência”, afirma frater Henrique, que tem formação em História pela PUC Minas.

Membro da Congregação dos Irmãos (Fráteres) de Nossa Mãe da Misericórdia, o religioso é pesquisador da história da Igreja, área na qual tem diversas publicações, é vice-presidente do Instituto São Tomás de Aquino, do qual foi um dos fundadores, e orienta um centro de espiritualidade – Retiro Vicente de Paulo – no município de Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A obra

Composta por três volumes (o terceiro estará concluído no final de outubro), a obra é dividida da seguinte forma: o volume 1 descreve o período de 1941 a 1964, ou seja, desde o nascimento do padre de origem holandesa até a sua vinda para o Brasil, ainda na condição de juniorista, isto é, religioso de “votos temporários”. Os volumes 2 e 3 abrangem o período de 1964 a 2010 – marco do Jubileu de Ouro – , o que corresponde à sua vida no Brasil.

No segundo volume foram abordados dois temas básicos: o processo de inculturação e a formação universitária do religioso, junto com a atuação profissional no magistério. “Não se trata propriamente de uma autobiografia, mas da descrição de um itinerário que mostra as profundas mudanças ocorridas na sociedade, na Igreja e na vida religiosa, no decurso dos 46 anos em que estou no Brasil”, assinala frater Henrique, na introdução do seu livro.

Em sua obra, o religioso relembra algumas passagens na PUC Minas – então Universidade Católica de Minas Gerais (UCMG) –, onde, no início da década de 70, passou a lecionar História Antiga e Medieval, e, a partir de 1975, assumiu a cadeira de História do Cristianismo no Departamento de Filosofia e Teologia. Foi também na PUC Minas que cursou Filosofia e Teologia e, sempre incentivado pelo padre Alberto Antoniazzi – figura importante no catolicismo brasileiro e na história da Universidade, de onde foi vice-reitor –, fez seu doutorado em Teologia, em Roma, com o tema Bonus Miles Christi: um estudo sobre a espiritualidade militante no Brasil,entre 1922 e 1936.

Com uma vasta produção acadêmica, frater Henrique Matos tem, entre alguns dos seus livros, os seguintes títulos: Cristianismo: 2000 anos de caminhada; História do Cristianismo: estudos e documentos; A Igreja na História: Faixa-de-Tempo; Caminhando pela História da Igreja: uma orientação para iniciantes; Iniciação à Espiritualidade Cristã para Leigos.

Os interessados em receber os três volumes de Um Religioso em Mudança de Época, que tem uma tiragem limitada em 500 exemplares, devem entrar em contato com o frater Henrique Matos pelo email: fraterhc@terra.com.br.

Outras informações pelos telefones: (31) 3319-4108/4917.