Você está em:

Nova Tradução da Bíblia: Proclamar a Palavra é colocar o ser humano diante de seu Criador

A nova tradução da Bíblia foi apresentada na manhã do dia 14, no Convivium Emaús, pelo Arcebispo dom Walmor, o bispo auxiliar dom Vicente e os Padres Luís Henrique Eloy e Silva e Johan Konings. Os bispos e padres lembraram sobre a rica e bonita trajetória de 25 anos da elaboração da obra.

Dom Walmor destacou a importância da Palavra de Deus para o fiel:“Proclamar a Palavra é colocar o ser humano diante de seu Criador, necessidade essencial de cada pessoa. Todos precisam tornar-se íntimos de Deus. Não se encontrará o verdadeiro sentido da vida sem essa experiência”Palavra de Deus em primeiro lugar, dialogando com o Senhor, para que sejamos capazes de dialogar uns com os outros e, assim, qualificarmos nossa cidadania como cristãos. E com a força da nossa fé, ajudar a construir uma sociedade justa e solidária”.

Já o Padre Luis Henrique Eloy e Silva, coordenador de tradução e revisão, a nova Bíblia “é fruto de um trabalho de especialistas, que por anos se debruçaram sobre o texto sagrado, baseado nos textos originais – hebraico, aramaico e grego”. Padre Luís Henrique afirma ainda que “a Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil (CNBB), com seu zelo pastoral, quis trazer esta nova versão da Palavra de Deus em linguagem oficial da Igreja Católica no Brasil”.

A nova Bíblia da CNBB se preocupa especialmente com esta compreensão do leitor, com uma linguagem bem próxima do dia a dia do fiel. Ao mesmo tempo em que busca ser fiel nos termos e palavras, a nova tradução também busca identificação com o leitor, explicou padre Konings, vice-coordenador de tradução e revisão.”O seu valor pastoral existe na cientificidade da exatidão dos termos, além da linguagem simples, permitindo que entre com facilidade no ouvido e fique repousado no coração”, completou.

Para dom Walmor, a Igreja Católica, com a Bíblia da CNBB, coloca-se ainda mais a serviço do povo, contribuindo para o diálogo de cada pessoa com Deus. Assim, ajuda a humanidade na correção de rumos, no alcance de novas respostas, possíveis a partir do respeito e da fidelidade ao Evangelho: “Todos se tornem mais conscientes a respeito da própria missão e identidade, inspirados pela força da Palavra da Palavra de Deus”.

A Nova Tradução da Bíblia da CNBB pode ser adquirida na Loja Cristo Rei.