Você está em:

Nota de solidariedade pelo falecimento de dom José Martins da Silva

A Arquidiocese de Belo Horizonte manifesta seu pesar pelo falecimento arcebispo emérito de Porto Velho (RO), dom José Martins da Silva, na manhã desta quinta-feira, dia 29, na cidade de São Gotardo (MG).

O arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo e os bispos auxiliares expressam solidariedade aos familiares e amigos de dom José Martins da Silva.

Que Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas Gerais, envolva este filho amado em seu manto protetor e o conduza ao Reino de Deus.

– Sobre dom José Martins

Dom José nasceu em 14 de junho de 1936. Aos 19 anos, realizou a profissão religiosa na Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora (SDN). Foi nomeado ao episcopado em 3 de janeiro de 1978, por João Paulo I, assumindo como primeiro bispo-prelado de Ji-Paraná (RO), onde permaneceu até 1982. Escolheu por lema “Na força do Senhor” (Virtude Dei). Durante quinze anos esteve como arcebispo de Porto Velho, até a data de sua renúncia, em 1997.

Em sua trajetória episcopal, dom José Martins da Silva teve intensa atuação nos trabalhos sociais da Igreja e na atividade missionária. Foi membro da Comissão Episcopal de Pastoral (CEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – (1983-1987) e presidente do DEMIS da Conferência Episcopal Latino Americana (1987-1991).