Você está em:

Nota de falecimento – Dom Diogo Reesink, bispo emérito de Teófilo Otoni (MG)

Comunicamos o falecimento de dom Diogo Reesink. O Bispo emérito de Teófilo Otoni (MG) tinha 83 anos e faleceu no Convento Santo Antônio, em Divinópolis (MG), onde residia.

O arcebispo dom Walmor, bispos auxiliares, sacerdotes e fiéis da Arquidiocese de Belo Horizonte se solidarizam com os familiares e amigos de dom Diogo.

O corpo será velado no Santuário Santo Antônio, em Divinópolis, onde haverá Missa, às 10h30 e às 15h. Em seguida, será trasladado para a igreja Santa Isabel, na Colônia Santa Isabel, em Beti, onde prosseguirá o velório.

A Missa Exequial, será celebrada nesta sexta-feira, dia 31 de maio, às 8h, na igreja Santa Isabel. O sepultamento será no cemitério provincial dos frades, conforme seu desejo, em Ribeirão das Neves (MG).

Dom Diogo nasceu em Heerlerheide, Holanda, no dia 28/7/1934. Ingressou na Ordem dos Frades Menores, em 1/2/1956. Foi Ministro Provincial da Província Santa Cruz, no período de 1970 a 1979. Em 1989, foi nomeado bispo da Diocese de Almenara pelo Papa João Paulo II. Em 1998, foi nomeado bispo da Diocese de Teófilo Otoni pela qual foi responsável até 2009, quando se tornou emérito. Seu lema episcopal: “O pouco com Deus é muito”.

A presidência da CNBB enviou nota de condolências ao bispo de Teófilo Otoni (MG), dom Messias dos Reis Silveira.

Leia, na íntegra, a nota  da CNBB

Brasília, 30 de maio de 2019

Prezado irmão, dom Messias dos Reis Silveira, bispo de Teófilo Otoni (MG),

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta seu pesar pelo falecimento de dom Diogo Reesink, bispo emérito de Teófilo Otoni (MG), na madrugada desta quinta-feira, 30 de maio. Ao senhor, aos familiares e a todo o povo de Deus desta Igreja Particular, queremos nos unir em oração e em solidariedade, fazendo memória deste nosso irmão.

Dom Diogo se destacou pelo trabalho missionário e de solidariedade com os pobres, em especial, quando cuidou dos hansenianos de Santa Isabel, em Betim (MG). Com o povo de Teófilo Otoni, louvamos a Deus por tantos frutos de sua atuação no decorrer dos 12 anos de pastoreio na diocese.

Enviamos o nosso abraço a todos e as nossas orações pelo descanso eterno de dom Diogo Reesink.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB