Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira de BH: Celebrações especiais – 15 de agosto

O Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, convida para o 24º Jubileu de Nossa Senhora da Boa Viagem, Padroeira de Belo Horizonte, de 6 a 15 de agosto.

Este ano, o jubileu tem como tema “Maria, Modelo de Santidade”.

Programação:

13 e 14 de agosto
– Oração da Tarde – Vésperas
18h – Terço
19h – Missa
20 – Apresentação de coral

15 de agosto – Dia da Padroeira

7h e 8h – Missa

Imagem da Padroeira de BH visita terreno da Catedral Cristo Rei

13h30 – Saída da imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem da Paróquia São José em Confins para o terreno da Catedral Cristo Rei – o percurso será feito em carro do Corpo de Bombeiros.

14h às 14h45 – Concentração no terreno da Catedral Cristo Rei
15h às 16h –
Oração do terço – saída da imagem para a Praça da Rodoviária, de onde parte a procissão luminosa para a Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.

16h – Concentração na Rua Curitiba – Praça da Rodoviária

16h30 – Terço (início da av. Afonso Pena)

17h – Recepção da imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem e saída da procissão luminosa para Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem

18h – Missa presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Walmor Oliveira de Azevedo – Transmissão ao vivo pela TV Horizonte, canal aberto 19, em UHF, e a cabo, em Belo Horizonte, nos canais 22 da NET e 24 da Oi TV. A emissora também pode ser sintonizada no canal 15 em Sabará, 57 em Caeté e 58 em Ibirité.

– Assunção de Nossa Senhora
A festa da Assunção de Nossa Senhora é uma das mais antigas da Igreja. Já no ano 600 a Igreja Católica festejava este dia de glória de Maria Santíssima. A festividade lembra como a Mãe de Jesus Cristo recebeu a recompensa de suas obras, dos seus sofrimentos, penitências e virtudes. Não só a alma, também o corpo da Virgem Santíssima fez entrada solene no céu. A Assunção foi declarada um dogma da Igreja em 1950 pelo Papa Pio XII.

– Oficialização como padroeira de Belo Horizonte
Com o título de Boa Viagem, Nossa Senhora foi oficializada como padroeira de Belo Horizonte, a pedido do Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, do Rio de Janeiro. Na região, no entanto, a devoção a ela remanescia desde o início do século XVIII, quando da instalação do Arraial do Curral de El Rey, devoção esta trazida pelos portugueses. No dia oito de fevereiro de 1967 foi instituído feriado municipal em homenagem à Assunção de Nossa Senhora, pela Lei nº 1.327.

– Outras celebrações:

15 de agosto:  17ª Peregrinação da Juventude ao Santuário Nossa Senhora da Piedade