Você está em:

No dia em que completa 40 anos de sacerdócio, dom Walmor preside Missa no local onde está sendo construído o Convivium Emaús

O arcebispo dom Walmor presidiu na manhã deste sábado, dia 9 de setembro, a primeira Missa no local onde está sendo construído o Convivium Emaús, que será um importante espaço de formação de discípulos missionários na Arquidiocese de Belo Horizonte. Participaram seminaristas do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus (Sacej) e seus familiares. A Missa foi concelebrada pelo bispo auxiliar dom Edson Oriolo, por padres formadores do Seminário e por muitos sacerdotes da Arquidiocese de Belo Horizonte, que também puderam acompanhar a evolução das obras de construção do espaço.

Neste dia especial, o arcebispo também celebra 40 anos de evangelização e serviços como sacerdote e foi homenageado pelos seminaristas e padres presentes. Que Nossa Senhora da Piedade continue sempre intercedendo pelo ministério do primeiro servidor da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Missa no Convivium Emaús - 40 anos de sacerdócio de dom Walmor

40 anos de sacerdócio de Dom Walmor

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, completa neste sábado, dia 9 de setembro, 40 anos de ordenação sacerdotal. O Arcebispo, que nasceu em Cocos (BA), entrou para o Seminário Diocesano São José, em Caetité (BA), em 1966, para a formação ginasial. Em 1970, fez o curso clássico no Seminário Santo Antônio, em Juiz de Fora (MG). Neste Seminário e na Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras, em São João del Rei (MG), cursou Filosofia. Também no Seminário Santo Antônio e na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (Itália), dom Walmor cursou Teologia. Sua ordenação presbiteral ocorreu no dia 9 de setembro de 1977.

Como presbítero, dom Walmor concluiu seu mestrado, pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, e doutorado, pela Pontifícia Universidade Gregoriana, também em Roma. Em Juiz de Fora, exerceu diversas atividades até a sua ordenação episcopal. Entre elas, foi reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, pároco, coordenador da Pastoral Vocacional e coordenador da Região Pastoral Nossa Senhora de Lourdes. Dom Walmor é o primeiro servidor da Arquidiocese de Belo Horizonte desde 2004.

Convivium Emaús:

A Arquidiocese de Belo Horizonte, que faz um qualificado trabalho de formação de discípulos missionários, vai reunir importantes espaços para estudo que acolherão os jovens dedicados ao sacerdócio, a serviço do Povo de Deus. Trata-se do Convivium Emaús que, em sua estrutura, oferecerá cursos para os fiéis leigos, inclusive os mais jovens, contribuindo, assim, na preparação das pessoas que se dedicam às comunidades de fé da Arquidiocese. A construção está em fase adiantada.

O Convivium Emaús está sendo edificado com o apoio da Associação de Amigos do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus (AmiSacej). A Associação é uma rede de solidariedade que congrega familiares e amigos dos seminaristas da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Além de ser a nova sede do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus, o Convivium Emaús, entre seus muitos ambientes, terá a Casa Santo Cura D’ars, destinada aos padres mais idosos, muitos em situação de necessidades especiais. O Convivium Emaús, com a Casa Santo Cura D’ars, promove, assim, a convivialidade da vida sacerdotal, com a alegria de vida familiar, fraterna e eclesial.

O Convivium Emaús terá um ambiente dedicado à formação de Ministros da Palavra para o serviço às comunidades de fé. O Espaço de Espiritualidade e Formação de Ministros da Palavra terá capacidade para receber 213 pessoas.

O Centro de Formação e Atividades da Juventude também integrará o Convivium Emaús. Terá espaços para cursos e outras atividades que partilham um objetivo comum: cultivar o compromisso missionário entre os jovens. Nesse sentido, o Convivium Emaús estará em sintonia com o Secretariado Arquidiocesano da Juventude da Arquidiocese de Belo Horizonte (SAJ) e também com o Serviço de Animação Vocacional (SAV).

A nova sede da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense) e residência do seu bispo referencial estará no Convivium Emaús. A Rense é uma das quatro regiões episcopais da Arquidiocese de Belo Horizonte, e se caracteriza por ser essencialmente urbana. Em sua área de abrangência, além do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus, estão presentes outros seminários de diferentes dioceses, universidades e colégios católicos.

VEJA TAMBÉM