Você está em:

Nesp divulga ato pela manutenção do Ficha Limpa

O Comitê Mineiro Ficha Limpa promove nesta quinta-feira, 23, de 10 às 13 horas, na Praça Sete, um ato público. O objetivo é pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) quanto a validade da lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10) para as eleições de 2010 e orientar à população sobre denúncias de compra de votos, com base na Lei 9840.

Graças à lei conhecida como “Ficha Limpa”, mais de 242 candidatos condenados por atos de corrupção foram barrados das eleições de outubro.

Porém, vários candidatos banidos dessas eleições estão recorrendo ao STF argüindo pela inconstitucionalidade da lei do Ficha Limpa, a fim de concorrer nas eleições de outubro.

A participação social, fundamental na aprovação do projeto pelo Legislativo Federal, se torna fundamental nesse momento. Os atos públicos acontecerão em várias cidades do Brasil e tem o apoio do Movimento de
Combate a Corrupção Eleitoral.

Brasileiros apoiam Ficha Limpa

Dados divulgados nesta terça-feira pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) mostram que 85% dos brasileiros são a favor da Lei da Ficha limpa. Além disso, 43% dos entrevistados conhecem algum caso de político que compra ou já tenha comprado voto e 41% conhecem alguém que já tenha trocado o voto por benefício. Os dados são de um levantamento do Instituto Ibope, encomendado pela AMB. O estudo traça o perfil do eleitorado brasileiro. Foram entrevistadas 2.002 pessoas, entre 18 e 21 de agosto, em 140 cidades. A informação é da Agência Brasil, divulgada no site UOL.

Acesse o site do Nesp e do  Movimento de Combate à  Corrupção Eleitoral clicando aqui.